Chow Chow

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
ChowChow

Grupo:
Grupo 5 - Spitz asiático
Nome de Origem
: Chow Chow
País de origem:
China
Registro FCI
: 205
Grau de Atividade
: Baixo
Funções
: Companhia, caça, tração, pastoreio e guarda


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: de 48cm a 56cm
Fêmea: de 46cm a 51cm.
Peso: Macho: de 20kg a 25kg
Fêmea: de 18kg a 20kg.
Pêlo: Pêlo longo: longo, abundante, denso, eriçado, muito abundante na juba e nos culotes, possui sub-pêlo lanoso
Pêlo curto: abundante, denso e reto; menos eriçado, textura felpuda, não
lisa.
Cores: Preto, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco, com nuanças, mas sem manchas. Sob a cauda e na face posterior das coxas, a cor é mais clara.


O ChowChow é um cão com uma aparência bastante peculiar, uma de suas características marcantes é a sua famosa “língua azul”. Segundo a lenda chinesa, durante a criação do universo, quando Deus resolveu pintar o céu de azul, teria deixado cair algumas gotas de tinta no chão, então, um ChowChow, que observava o trabalho lambeu as gotas e ficou com a boca azul. Outra característica da raça é seu andar “pomposo” característico, como que se andasse na ponta dos pés, isso se deve a sua formação única nas patas posteriores, que são quase retas. As origens do chowchow são muito antigas, ele já era representado em pinturas e vasos na China desde a dinastia Han (de 206 AC a 22 DC). Embora não exista consenso sobre as origens dos chow chows, é provável que eles sejam resultado do acasalamento entre cães tipo spitz e cães molossos, provavelmente do dogue do tibete, o que explicaria muitas de suas características físicas.

Essa raça era utilizada na China em diversas funções, desde cão de tração, de guarda, de combate e de caça, até mesmo como alimento e animal de pele. Existiam criações de cães desta raça voltadas exclusivamente para o abate, pois sua carne era, e ainda é, considerada uma iguaria em muitas regiões da Ásia, além disso, sua pele era apreciada para a confecção de roupas e agasalhos, não apenas na Ásia, mas também em algumas regiões da Europa. A raça chegou a Europa pela primeira vez em 1820, levado por tropas inglesas, os primeiros chow chows foram considerados animais tão exóticos que foram exibidos em um zoológico na Inglaterra.

Existem duas variedades de chowchow, uma de pêlo longo, outra de pêlo curto, sendo que a primeira é muito mais difundida. É um cão tranqüilo, independente e muito corajoso. É fiel e apegado ao seu dono, mas não é do tipo que costuma demonstrar muito. Sempre desconfiado com estranhos é um bom cão de guarda que late pouco. O chowchow não costuma se dar bem com outros cães, especialmente se forem do mesmo sexo. A raça, por seu temperamento independente, não está entre aquelas predispostas a obedecer é o 76ª na colocação no ranking de inteligência canina de Staley Coren, portanto, exigirá paciência e dedicação do seu dono.

O chowchow, embora calmo, vive melhor se puder dispor de algum espaço para se exercitar, de preferência uma casa com quintal, além disso deve ser levado para passear com freqüência. Sua pelagem (variedade de pêlo longo) necessita de escovação diária (podem ser mais espaçadas na variedade de pêlo curto), banhos muito freqüentes devem ser evitados, após o banho é necessário que se seque muito bem o pêlo, pois caso contrário pode causar o aparecimento de fungos. Esta raça pode estar sujeita à incidência doenças genéticas como displasia e entrópio, males que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

---