Labrador

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Labrador

Grupo:
8 - Cães recolhedores de caça
Nome de Origem
: Labrador retriever ou Cão de Saint Jones
País de origem:
Grã-Bretanha
Registro FCI
: 122
Grau de Atividade
: Moderado a alto
Funções
: Companhia, caça, cão-guia e rastreador


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: de 56cm a 57cm
Fêmea: de 54cm a 56cm.
Peso: De 25 Kg a 30 Kg.
Pêlo: Curto, denso e liso, com sub-pêlo resistente.
Cores: Amarelo, preto ou chocolate.


Crê-se que esta raça, apesar do nome de “Labrador” (uma província do Canadá), tenha origem na ilha canadense de Terra-nova (a mesma ilha de origem do cão Terra-nova). Outras teorias sustentam que a raça se manteve pura desde de seus ancestrais canadenses, outras ainda, sustentam que, depois de sua introdução na Grã-Bretanha, eles teriam sido misturados com outras raças, especialmente o pointer.

No século XIX, estes cães teriam sido vistos pelo 2º Conde de Malmesbury que impressionado com a raça, importou alguns exemplares para a Inglaterra. Uma vez na Inglaterra a atividade pesqueira foi substituída pela caça esportiva. A grande inteligência do labrador, seu olfato apurado e “boca macia” (segura e carrega as aves abatidas pelos caçadores sem danificá-las, nem a carne, nem as penas) fizeram dele um dos melhores retrievers conhecidos. É especialista em caçar aves, principalmente em regiões pantanosas, onde sua habilidade como nadador se mostra de grande valia na hora de recolher a caça que caiu na água.

A raça, devido a sua grande facilidade de adestramento (ocupa a 7ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren) se tornou uma das raças mais utilizadas como cães-guia no mundo, além disso, seu olfato apurado faz dele um bom rastreador, treinado para encontrar drogas e um bom cão de salvamento, treinado para encontrar pessoas soterradas em todo o mundo.

Seu temperamento equilibrado e paciente fez dele um grande cão de companhia cuja popularidade não para de crescer. É alegre, dócil e adora crianças, sendo um excelente cão para famílias. Esta raça precisa de muito exercício e distração ou pode desenvolver problemas comportamentais e se tornar destrutivo. Este cão adora a companhia das pessoas e não gosta de ser deixado de lado ou sozinho.

Seu pelo requer escovação com certa regularidade, pois, apesar de curto, o pêlo é duplo e muito denso. O dono também deve manter uma higiene regular nas orelhas e vigiar sua alimentação. Essa raça pode estar sujeita a alguns males genéticos como tendência à obesidade, displasia coxo femural, atrofia progressiva da retina e catarata. Porém, tais problemas poderão ser evitados com uma boa escolha do filhote e análise genética dos pais da ninhada.

---