Saluki

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Saluki

Grupo:
10 - lebreis de pêlo longo ou franjado
Nome de Origem
: Saluki ou galgo persa
País de origem:
Irã
Registro FCI
: 269
Grau de Atividade
: Moderada
Funções
: Companhia e caça


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: de 58cm a 71cm
Fêmea: levemente menor.
Peso: De 15kg a 30kg.
Pêlo: Pêlo raso, cerrado, brilhante e macio.
Cores: Qualquer uma.


Esta é uma das raças de cães domésticos mais antigas que existe, segundo algumas teorias estes cães existem a mais de 5000 anos. Seu nome deriva da dinastia dos Selêucidas que reinaram desde a região do Indo até o Mediterrâneo por volta de 300 a.C. e que criavam estes galgos de pêlo franjado. Sempre foram admirados pelos povos nômades do deserto por sua habilidades de acompanhar os cavalos e de caçador de gazelas, tudo isso aliado a sua beleza natural, fizeram com que o Saluki fosse um cão considerado “especial” pelos árabes. Por motivos religiosos e culturais os árabes costumam considerar os cães criaturas “sujas” e “impuras”, mas, ao contrário do que acontecia com outros cães, essa raça era admirada e apreciada, seu nome em árabe (El Hor) significa “O nobre” e os povos do deserto consideram-no como um presente de Alá, feito com o mesmo vento com que Alá criou o cavalo árabe. Segundo a tradição um saluki nunca poderia ser vendido ou comprado, poderia apenas ser dado de presente como prova de estima e consideração.Os primeiros exemplares chegaram na Grã-Bretanha em 1840 receberam o nome de galgo persa.

São animais bastante rústicos e resistentes, ao contrário do que sua aparência delicada pode sugerir, é um grande caçador capaz de alcançar, derrubar e matar animais de grande porta como uma gazela. Esta raça possui um temperamento calmo e tranqüilo, mas com momentos de explosão de energia quando tem a oportunidade de correr. Como todo galgo adora o conforto e locais macios e aconchegantes como sofás, camas e almofadas, sendo muito difícil ensiná-los a não subir nos móveis da casa, pode mesmo aprender, mas provavelmente vai desobedecer assim que ninguém estiver olhando. É afetuoso, meigo e muito sensível. Nunca podem ser tratado com brutalidade.

Esta raça é afetuosa com seu dono e reservado com estranhos, late pouco e é uma boa companheira para crianças, porém não possuem um temperamento muito “festeiro”. Essa raça é muito esperta, porem um pouquinho desobediente. É o 43º (na colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren).

Embora existam exemplos de Salukis vivendo bem com gatos e outros animais, a raça não é das mais recomendadas. A brincadeira preferida de todo galgo é a de perseguir e, mesmo feito sem agressividade essa brincadeira pode assustar e incomodar outros animais. Já com outros cães raça costuma conviver muito bem. Necessitam de muito exercício físico e passeios diários. Como são muito tranqüilos, podem chegar a viver em apartamentos desde sejam levados para longas caminhadas diariamente. Estes cães nunca devem ser levados para passear sem coleira, pois seu instinto de perseguir pode fazer com que se afastem do seu dono, se arriscando a atropelamentos e outros acidentes.

Os cuidados com sua pelagem não são tantos, necessitando apenas serem escovados duas vezes por semana. É recomendado escovar também seus dentes de modo a evitar o acúmulo de tártaro.

---