Spitz alemão (Lulu da Pomeria)

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Spitz alemão (Lulu da Pomeria)

Grupo:
5 Seção: 4 Spitzs europeus
Nome de Origem
: Deutscher Spitz
País de origem:
Alemanha
Registro FCI
: 97
Grau de Atividade
: Moderado a alto
Funções
: Companhia


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Até 22 cm.
Peso: Machos:de 1,8 a 2 kg;
Fêmeas: de 2 a 2,5 kg.
Pêlo: duplo,Longo reto, eriçado com subpêlos curtos retos e algodoados. Nas faces, orelhas, face anterior dos membros e nas patas, o pêlo é curto e fechado; no restante do corpo é longo e opulento.
Cores: Preto, marrom, branco, laranja e particor.


Há varias espécies de Spitz Alemão que se diferenciam em tamanho e cor do pêlo. São eles o Spitz Lupo (Keeshond), o Grande, o Médio, o Pequeno e o Anão (Lulu da Pomerânia). O Keeshond ou Spitz Alemão Lupo e o Lulu da Pomerânia ou Spitz Anão são aqueles que se tornaram mais populares e comuns. As outras três variedades são mais raras, e tal como as outras, também são um excelente animal de companhia.

O Spitz Alemão é o cão mais antigo do mundo. A teoria mais comum é a de que descenderam dos primeiros cães a serem domesticados pelos homens, na Idade da Pedra, que estariam na origem de todas as demais raças caninas. Por essa condição, são classificados como ‘Cães de Tipo Primitivo’, por conservarem ainda, grande parte das características herdadas dos lobos, como o focinho pontiagudo, e as orelhas.

No caso específico dos Spitz, conhecidos até a década de 90 como Lulu ou Pomerânia (nome mantido ainda pelos criadores americanos e canadenses), especula-se que a raça tenha sido desenvolvida numa região de fronteira entre a atual Alemanha e a Polônia, conhecida por Pomerânia.

A expansão da raça pelo mundo ocidental deveu-se principalmente ao fato de terem caído nas preferências da realeza britânica. Os primeiros cães da raça chegaram à Inglaterra na bagagem da rainha Charlotte, esposa do rei George III. No entanto foi com a paixão de sua neta, a Rainha Victoria, que os Pomerânias ganharam destaque, especialmente a partir de do século XIX, quando foram aceites pelo The Kennel Club.

O seu aspecto de é de pelúcia, e seu temperamento dócil e carinhoso, garantiram que o Pomerânia logo conquistasse um lugar de destaque nas cortes européias. Os Spitz Alemães são dos cães muito afetuosos e amáveis, além de serem grandes companheiros da família. O Spitz Anão constitui um excelente cão de companhia, muito dedicado ao seu dono e muito fácil de se educar. Divertido e sempre bem dispostos, se adaptam bem a pequenos espaços e se contentam com pequenos passeios.

São cães muito atentos e ao menor sinal avisam o dono de que algo está errado. Essa característica é um dos problemas que podem trazer para os donos que quiserem mantê-los em apartamentos, e deve ser desencorajada desde a primeira infância, é um excelente cão de alarme. De maneira geral convivem bastante bem com outros cães e podem, desde que acostumados desde cedo, conviver com outros animais e até mesmo com gatos.

É necessária escovação freqüente dos pelos, para que mantenha sempre lindo. Esta raça, assim como toda raça de pequeno porte deve ter uma higiene bucal regular para evitar a formação de tártaro nos dentes.


---