Pug

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Pug

Grupo:
9 - Cães de companhia
Seção:
11 - Molossos de pequeno porte
Nome de Origem
: Pug ou Mops
País de origem:
China
Registro FCI
: 253
Grau de Atividade
: Moderada
Funções
: Companhia


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: 30 cm.
Peso: De 6,3 Kg a 8,1 Kg.
Pêlo: Curto, fino, macio, brilhante.
Cores: Prata, abricó, fulva ou preta.


De origem chinesa, de uma variedade de cão semelhante ao pequinês, mas com pêlos curtos, o Pug foi levado à Holanda por volta do século XVI pela Companhia Mercante de Navegação Holandesa, dita Companhia das Índias, onde fez sucesso como cãozinho de colo pelas damas da sociedade. Sempre tido como animal de estimação da nobreza e alta sociedade, sua trajetória remonta aos episódios com Napoleão Bonaparte, Maria Antonieta, o Príncipe de Orange Willian the Silent e mais recentemente com o Duque de Windsor.

O pug é um cão de companhia por excelência, carinhoso, sensível e meigo. Esta raça late com pouca freqüência e quando o faz, sua voz é rouca, apesar disto o pug não é um cão que possa ser considerado “silencioso”, pois cães desta raça normalmente roncam bastante enquanto dormem. Apesar de desconfiado com estranhos o pug é não é enquadrado como um cão de guarda. É um animal dócil e manso, mas não é a melhor escolha para casas com crianças pequenas. (mesmo que alguns exemplares convivam bem com crianças normalmente) este cão de comportamento aristocrático prefere evitar “companhias muito agitadas”. O pug, no entanto, é a ideal companhia para pessoas de hábitos sedentários e se adapta muito bem a ambientes pequenos como apartamentos, sendo considerada uma das melhores opções para pessoas idosas. Esta raça não é considerada muito obediente, é a 57ª (colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren) e seu dono deve ser paciente e educá-lo desde de filhote.

O Pug não necessita de muito espaço e nem de longos passeios, se adapta bem a pequenos ambientes como apartamentos. Este cãozinho detesta solidão e não deve ser criado longe da família. Seu pêlo é curto e não necessita de cuidados especiais, bastando uma escovação regular de duas vezes por semana. Contudo outros cuidados devem ser tomados com cães desta raça. A alimentação de um pug deve ser equilibrada para evitar problemas de obesidade, esta raça não se adapta bem ao calor, devendo ter sempre sombra e água fresca à sua disposição, os donos devem cuidar da higiene das dobras da pele, especialmente na face, também se deve vigiar os olhos que são sensíveis e salientes. Além disto, como toda raça de pequeno porte, deve-se tomar cuidado para evitar o acúmulo de tártaro nos dentes.

É um cãozinho muito famoso nos cinemas que fez o Frank (cão alienígena no filme MIB homens de preto) e como o cãozinho Percy do governador Racliffe no desenho Pocahontas da Disney.

---