Pinscher

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Pinscher

Grupo:
Grupo 2 - tipo pinscher
Nome de Origem
: Zwergpinscher (anão)
Pinscher (médio)
País de origem:
Alemanha
Registro FCI
: 184(médio) e 185 (anão)
Grau de Atividade
: Moderado a alto
Funções
: Companhia, caça de roedores e guarda de alarme.


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 25cm a 30cm
Pinscher médio: De 43cm a 58cm.
Peso: De 2kg a 4kg
Pinscher médio: 12kg a 16kg.
Pêlo: Curto, cerrado e bem assentado.
Cores: Fulva, marrom e preto e fogo.


Esta raça possui duas variedades, o pinscher médio e o zwergpinscher ou pinscher anão. Atualmente a variedade de tamanho médio está quase extinta e há quem já a considere extinta. Poucas informações se têm sobre sua origem, contudo sabe-se que são originários da Alemanha e que a variedade média é anterior ao pinscher anão e que esteve presente na formação de diversas outras raças alemãs, dentre as quais o dobermann. Os dobermanns e os pinschers ainda guardam muitas semelhanças físicas e algumas semelhanças comportamentais, especialmente a grande coragem.

A palavra pinscher, em alemão, significa mordedor, referente à forma brava com que estes cães abocanhavam seus inimigos, fossem eles ratos ou intrusos. O pinscher é conhecido por sua valentia, é como se ele não tivesse noção do próprio tamanho. Um pinscher pode enfrentar inimigos muito maiores que ele sem se intimidar nem por um momento. É considerada a menor raça de cão de guarda reconhecida do mundo.

Sua popularidade cresceu principalmente a partir do começo do século XX. No Brasil esta popularidade fez surgirem diversas variedades, comercializadas com os nomes de pinscher 1, 2, 3 e até mesmo pinscher zero. Esses “tipos” de pinscher não existem e foram inventados no Brasil com o intuito de vender filhotes para pessoas que não conheciam bem a raça. Além disso, esses cães fizeram uma péssima fama da raça no Brasil, ficaram conhecidos como um cão nervoso e neurótico, quando que o verdadeiro pinscher deve ter um temperamento bem equilibrado.

Além de sua grande coragem e destemor, o pinscher é atento e alerta sendo um bom cão de guarda de alarme. Leal a sua família, gosta de crianças, mas não é muito paciente com elas, não sendo a melhor opção para casas com crianças pequenas. É territorial e passional, deve ser educado com paciência para não se tornar possessivo demais com os membros da família. É uma raça inteligente, mas um pouco teimosa e insistente, mas mesmo assim muito disposta a aprender é o 37º na colocação do ranking de inteligência canina de Stanley Coren. Não se dá muito bem com outros animais domésticos como hamsters e gatos, pois é provável que os persiga, porém é possível uma boa convivência se acostumá-los desde filhote.

Seus cuidados com a pelagem são ínfimos, necessitando de escovações semanais apenas para a retirada de pelos mortos. Como toda raça de pequeno porte, devem-se escovar os dentes regularmente para evitar o aparecimento de tártaro.


---