Dobermann

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Dobermann

Grupo:
2 - tipo pinscher
Nome de Origem
: Dobermann Pinchers
País de origem:
Alemanha
Registro FCI
: 143
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia, guarda, policial e militar


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: de 68cm a 72cm
Fêmea: 63cm a 68cm.
Peso: Macho: de 40kg a 45kg
Fêmea: de 32 kg a 35 kg.
Pêlo: Curto, duro e cerrado, liso e sem sub-pêlo.
Cores: Preto e fogo ou marrom e fogo.


O Dobermann é uma raça recentemente que foi desenvolvida durante o século XIX na Alemanha. Seu criador chamava-se Louis Dobermann e era um cobrador de impostos na cidade de Apolda. Devido a suas funções, Louis Dobermann, fazia diversas viagens pela região e sentia a necessidade de um cão para protegê-lo. Ele queria um cão corajoso, ágil, inteligente e valente que pudesse acompanhá-lo. Louis Dobermann tinha grande conhecimento sobre cais, pois também trabalhava como zelador no canil municipal de Apolda e a partir de 1870 começou a realizar cruzamentos entre cães “dos açougueiros” (ancestrais do rottweiler), pinscher, pastor alemão, Weimaraner, greyhound, manchester terrier algumas teorias sustentam que o dogue alemão e o pastor de Beauce também fizeram parte da criação da raça dobermann. Contudo Louis Dobermann morreu aproximadamente dez anos após ter iniciado a seleção do dobermann e não teve a oportunidade de ver seu trabalho concluído, seus trabalhos foram continuados por Otto Goeller, que estabeleceu o padrão da raça em 1899 e deu o nome de Dobermann Pinscher em homenagem ao seu criador.

Como a intenção de seu criador, o dobermann é um cão corajoso, inteligente e ágil.
Seu temperamento é equilibrado e determinado, extremamente fiel ao dono e à sua família, muito desconfiado com estranhos e possui um grande instinto protetor e é considerada uma das melhores raças de cães de guarda. É um cão muito sensível e inteligente, com grande facilidade de aprendizado é o 5ª na colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren. É utilizado em diversas funções no mundo todo, desde cão policial até cão guia (embora esta não seja sua maior aptidão). Contudo esta não é uma raça para qualquer dono, uma vez que é o reflexo de seu dono. Para ensiná-lo, portanto, seu dono deve se impor com paciência e suavidade, caso contrário o cão se tornará agressivo.

Dobermanns são cães que precisam de exercício e espaço. Seu pêlo não requer cuidados especiais, no entanto, deve ser escovado regularmente para a retirada de fios mortos.

Esta raça pode estar sujeita à incidência de torção gástrica e de atrofia progressiva da retina, um problema que pode ser evitado com alimentação balanceada e a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada respectivamente.




ALBÚM DE FOTOS

---