Weimaraner

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Weimaraner

Grupo:
7 - Cães de aponte continentais
Nome de Origem
: Weimaraner Vorstehhund
País de origem:
Alemanha
Registro FCI
: 99
Grau de Atividade
: Alto
Funções
: Companhia, caça e guarda


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: de 59cm a 70cm
Fêmea: de 57cm a 65cm
Peso: Macho: de 30kg a 40kg
Fêmea: de 25kg a 35kg.
Pêlo: Raso e abundante, com ou sem sub-pêlo, ou longo, franjado e ligeiramente ondulado.
Cores: Cinza prateado, cinza acastanhado ou cinza rato.


Esta raça é conhecida por sua cor única entre outros cães. Embora existam outras raças que possuem coloração cinza, o cinza típico do weimaraner é resultante de uma pigmentação que só está presente na raça. Alguns acreditam que esta cor única seja resultado de um processo de albinismo ocorrido na época da formação da raça, que teria resultado no padrão atual da raça. Há registros que retratam a raça já no século XVII, enquanto outros datam sua origem do século XIX. O weimaraner, ou braco de Weimar deve seu nome ao duque de Weimar, que teria sido um dos principais criadores da raça.

No passado, estes cães eram utilizados em matilhas, na caçada de animais nas quais cercava e encurralava a presa. Atualmente em seu país de origem muitos ainda gostam de utilizá-o para a caça de diversas modalidades. Os exemplares de trabalho e os de companhia são diferenciados principalmente pela cauda amputada dos exemplares de trabalho em comparação com a cauda íntegra dos de companhia (no Brasil a caça esportiva é proibida na maioria dos estados mas, por tradição, praticamente todos os exemplares brasileiros têm a cauda amputada). A amputação da cauda serve para que o cão não bata em galhos e arbustos ao abanar a cauda e afugente a presa durante caçada.

Possuem temperamento carinhoso e dócil com a família, são extremamente brincalhões e curiosos. São animais muito “elétricos” e, por isso necessitam de muito espaço e exercícios freqüentes, caso contrário podem se tornar destrutivos e desenvolver problemas comportamentais. Esta raça não gosta de ser deixada sozinha, considera o homem o seu parceiro e aprecia sua companhia. É bastante inteligente e aprende rápido, ocupando a 21º colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren, mas é esperto o suficiente para burlar as regras quando julgar que pode.

Seu pêlo curto não necessita de maiores cuidados, exigindo apenas escovações semanais para a retirada de pêlos mortos. No entanto, seu ouvido necessita de uma maior atenção, deve mantê-las sempre muito bem limpo para que deste modo se evite inflamações ou otites, que são comuns.



---