Kuvasz

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Kuvasz

Grupo:
- cães pastores
Nome de Origem
: Kuvasz
País de origem:
Hungria
Registro FCI
: 54
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia, guarda e pastoreio


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: de 71cm a 75cm
Fêmea: de 66cm a 70cm .
Peso: Macho: de 40kg a 52kg
Fêmea: de 30kg a 42kg.
Pêlo: Longo e ondulado, com juba em forma de gravata e franjas nos membros, pêlo curto na cabeça e na face dianteira dos membros. Sub-pêlo lanoso.
Cores: Branco e marfim.


Essa raça é originária da Hungria, mas possivelmente seus ancestrais estão relacionados aos cães pastores asiáticos. O kuvasz teria se desenvolvido durante a idade média, onde possivelmente acompanhava os povos nômades, protegendo seus rebanhos e acompanhando os cavaleiros em suas viagens. Existem teorias que afirmam que os ancestrais desta raça teriam sido levados até a Hungria por povos nômades turcos que chegaram à região no século XIII, devido as invasões mongóis. Durante muito tempo apenas nobres e aristocratas húngaros foram autorizados a possuir um Kuvasz, só posteriormente a raça voltou às fazendas e foi utilizada, quase que exclusivamente, como guardiã de rebanhos até o século XIX quando sua principal função passou a ser a de guarda de propriedades.

É um animal corajoso, atento, observador. É desconfiado com estranhos e mesmo que tenha sido apresentado por pessoas da família sempre será reservado com pessoas de fora da casa, sendo um animal extremamente protetor, possuindo as características der um excelente guardião que não late muito. O kuvasz possui caráter nobre e reservado, temperamento independente essas características, por sua vez, fizeram com que a raça fosse capaz de tomar certas decisões sozinha. Devido a isso, o Kuvasz não é um animal muito obediente, ocupando a 42ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren, o que exige por parte de seu dono muita paciência, educando o animal desde filhotinho. Além de suas habilidades como guarda e como pastor este cão é um grande companheiro e deve ser criado junto das pessoas da casa.

Por ser um animal originalmente de fazenda, requer um amplo espaço e exercícios freqüentes, não sendo adequado, portanto a apartamentos. Sua pelagem exige escovação diária para se evitar a formação de nós e retirada de pêlos mortos. Esta raça pode estar sujeita a incidência de certas doenças genéticas como a displasia, um problema que pode ser evitado com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.


---