Shar pei

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Shar pei

Grupo:
2 - tipo dogue
Nome de Origem
: Shar pei
País de origem:
China
Registro FCI
: 309
Grau de Atividade
: Moderado a baixa
Funções
: Companhia e guarda


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 40cm a 51cm.
Peso: 20 kg.
Pêlo: Raso e eriçado.
Cores: Preto, fogo, marrom, bege ou creme.


O Shar pei é uma raça chinesa muito antiga, acredita-se que seus ancestrais habitavam as províncias do sul desde o ano 200 a.C. Provavelmente é originário da cidade de Dah Let, na província de Kwun Tung, onde era utilizado como cão de combate, guardião de templos e caçador de grandes animais. Sua aparência chama atenção, principalmente pela pele enrugada e grossa da qual vem o seu nome que significa “pele de tubarão” ou “pele de areia” devido à sua textura. Esta pele solta era bastante útil quando estes cães eram utilizados em rinhas, pois dificultava o combate para outro cão. Outra característica exótica da raça é a sua língua azul, semelhante a do chowchow, acredita-se que este cão seja uma derivação do chowchow, juntamente com outros cães da China.

Durante a revolução cultural da China comunista de Mao Tsé Tung, cães foram proibidos no país e muitos cachorros foram mortos, alguns serviram como alimento, ou foram exterminados. Como resultado desta política o Shar pei se tornou extremamente raro, sendo considerado o cão mais raro do mundo pelo Guiness Book no ano de 1974. Sua aparência enrugada, somada a sua grande raridade fez com que alguns exemplares da raça chegassem a ser exibidos em circos. Felizmente, atualmente, suas populações estão restabelecidas e o shar pei é criado em vários países do mundo como cão de companhia e de guarda.

É um excelente companheiro, muito calmo, equilibrado, e carinhoso com os donos, devotado à sua família e gosta muito de crianças. Esta raça também é boa para cães de guarda, pois é corajoso, fiel e que late muito pouco. Shar peis são cães de temperamento dominante e não se costumam se dar bem com outros cães. A raça é considerada inteligente, mas, por seu temperamento independente, não está entre aquelas predispostas a obedecer. É o 51ª na colocação no ranking de inteligência canina de Staley Coren exigindo paciência e dedicação do seu dono.

Esta raça é muito tranqüila, e vive bem em apartamentos desde que possa passear diariamente. Cães desta raça não necessitam de muito exercício, bastando uma caminhada curta todos os dias. Shar peis são considerados cães muito limpos, mas precisam de alguns cuidados especiais em relação a sua higiene. Sua pele enrugada deve ser atenção, pois sujeira e umidade podem se acumular entre as dobras e causar irritações, micoses e mau cheiro. Seu pêlo curto precisa apenas de escovação semanal.

Cães desta raça podem estar sujeitos a incidência de problemas genéticos como entrópio, que pode ser evitado com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.



---