West Highland White Terrier

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
West Highland White Terrier

Grupo:
3 - Terrier Seção 2: Terriers de Pequeno Porte
Nome de Origem
: West Highland White Terrier
País de origem:
Escócia
Registro FCI
: 85
Grau de Atividade
: Moderado a alto
Funções
: Companhia, caça e guarda de alarme


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: de 47cm a 51cm
Fêmea: 28 cm
Peso: De 6 Kg a 8 Kg.
Pêlo: Duro e semi-longo, liso e com subpêlo.
Cores: Branca.


O “westie” , como é carinhosamente chamado por seus admiradores, é originário das montanhas a oeste da Escócia (daí o seu nome que em português significa “terrier branco das terras altas do oeste”) e é provavelmente uma raça derivada de uma variedade branca do cairn terrier. Foi supostamente criado pelo um coronel apreciador da caça que possuía vários cães terriers, que teria, acidentalmente, atirado em um de seus próprios cães ao confundi-lo com uma raposa durante uma caçada, triste com o ocorrido resolveu selecionar a variedade de terriers brancos para evitar que fossem confundidos novamente com a caça. A raça só se separou definitivamente do cairn terrier em meados da década de 30. O westie foi um cão desenvolvido para a caça, desde pequenos animais como roedores até a raposa e o texugo, seu trabalho era entrar nas tocas e expulsar os animais para que o caçador pudesse abatê-los. Por isso não é raça mais indicada para quem possui outros animais em casa, pois seus instintos de caçador podem fazer com que queria caçá-los.

É uma raça de cães conhecidos pela personalidade alegre, sua aparência de ursinho e sua pelagem branca e brilhante. São amigáveis, se dão bem com crianças é (47ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren), exigindo um pouco de paciência do seu dono e demandam muita atenção. Como todos os terriers, possui personalidade forte para seu pequeno tamanho. Apesar de sua expressão meiga e aparência de filhote, é ativo e corajoso, alerta e rústico, um excelente cão de companhia e cão de guarda de alarme. É cão que se adapta facilmente a ambientes pequenos como apartamentos, desde que exercitado adequadamente.

Os cuidados com sua aparência demandam escovação diária e para manter característica da raça deve ser tosado regularmente. O Westie deve evitar o máximo possível o banho. O banho semanal/ quinzenal pode provocar alguns tipos de doenças dermatologias, pois o Westie possui duas camadas de pêlo: uma inferior (subpêlo ou pêlo mole) e uma superficial (pêlo duro) o que dificulta a secagem. O subpêlo (muito fechado e denso) retém muita umidade, causando desta forma doença dermatologias. O Banho também muda a textura do pêlo do Westie (que não pode ser sedoso. Deve ser duro, opaco, sem brilho).O ideal seria os banhos semanais SECOS.

O Westie, graças a sua cor, pode receber banhos secos e manter-se em condições cutâneas ótimas, utilizando carbonato de cálcio (giz), que devera ser aplicado com uma escova de pêlo mole (sempre a contra-pêlo), nas extremidades e corpo, isto devolvera a brancura, preservando a textura e saúde da pelagem. A aplicação de carbonato de cálcio também e útil antes da secagem, (se no caso for preciso dar banho), já que o Carbonato de Cálcio ajuda a secar a pele com mais rapidez.

Em caso de necessidade de banho nunca utilize xampu de cor, pois modifica a cor da pelagem, sempre deve ser utilizado xampu branco, neutro ou com branqueador óptico (sempre hipoalérgico). Antes do banho escove muito bem o cão e tire todos os nós que possa ter e coloque uma bolinha de algodão nos ouvidos, para evitar a entrada de água. Enxugue com uma toalha, coloque o carbonato de cálcio e seque extremamente bem com secador, sempre penteando no sentido do crescimento do pêlo.

Cuidados com a higiene e com a alimentação também são importantes pra se manter o pêlo branco. Como toda raça de pequeno porte, uma higiene dental deve ser mantida para evitar problemas com tártaro. Cães desta raça podem estar sujeitos a problemas de catarata, o que pode ser evitado com a boa escolha do filhote (analisando-se assim a genética do animal). Essa raça ficou bastante conhecida no Brasil pelas propagandas do provedor de Internet IG.



---