Bull terrier

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Bull terrier

Grupo:
3 - terriers tipo bull
Nome de Origem
: Bull terrier
País de origem:
Grã-Bretanha
Registro FCI
: 11
Grau de Atividade
: Moderado a alto
Funções
: Companhia e guarda


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Proporcional ao corpo.
Peso: Miniatura: até 9kg
Standard: acima de 9kg.
Pêlo: Curto, assentado, com sub-pêlo macio no inverno.
Cores: Branco: Branco, com ou sem marcações na cabeça. Colorido: Vermelho, fulvo, preto, preto e fogo ou rajado com marcações brancas, as áreas coloridas devem estar presentes no corpo em maior quantidade que o branco.


Seu nome significa “terrier touro”, é uma raça desenvolvida com o objetivo de se aliar a força dos cães tipo “Bull”, com a energia e determinação dos terriers. Este cão possui uma cabeça que é sua marca registrada. Esta raça foi criada durante o século XIX, na Grã-Bretanha, através de cruzamentos realizados entre bulldogs ingleses e cães de diversas raças de terriers, com a finalidade de criar cães de rinha. Estes cães ficaram conhecidos como “os gladiadores das raças caninas” e foram bastante populares nas rinhas até esta prática ter sido abolida pelo Parlamento inglês em 1835. Após a proibição dos combates com cães o Bull terrier começaram a se popularizar como cão de guarda e companhia. Uma variedade banca foi desenvolvida por volta de 1860 e era chamada de “cavaleiro branco”, esta variedade branca teria sido o ancestral do Bull terrier que conhecemos hoje (muito embora nem todos os exemplares atuais sejam completamente brancos).

Há duas variedades de cor e duas variedades de tamanho. No que diz respeito à cor, os Bull terriers podem ser brancos ou coloridos, sendo que os cães brancos devem ser completamente brancos podendo ter marcações escuras na cabeça, enquanto os cães coloridos devem apresentar marcações brancas em combinação com outra cor que seja predominante. A divisão de tamanho se deu a partir de 1941 quando a raça foi dividida em Bull terrier Standard e Bull terrier miniatura.

São cães robustos e muito destemidos, possuem tamanho compacto e, por isso são muito treinados como cães de proteção pessoal. O Bull terrier é equilibrado, carinhoso e brincalhão, uma raça que late pouco e é muito apegada a sua família, um companheiro agradável e fiel. Esta raça não costuma viver bem com outros animais, principalmente se forem do mesmo sexo. Seu passado como cão de combate pode fazer com que ocasione brigas e devido à sua grande força machuque seriamente outros cães. Por ter sido um caçador nato, dificilmente vai conviver bem com outros animais como gatos ou chinchilas, contudo, exceções podem existir, especialmente se os animais forem criados juntos desde filhotes, No entanto, vias de regra não convivem bem. Como a maioria dos terriers, são teimosos e se distraem facilmente dos treinos de obediência, é o 66ª na colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Core, exigindo paciência e determinação de seus donos.

Esta raça se adapta facilmente a apartamentos desde que tenham passeios diários para que possam se exercitar e gastar toda sua energia. É um cão bastante saudável, no entanto alguns exemplares podem apresentar problemas genéticos de surdez congênita, um problema que pode ser evitado com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

---