Collie

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Rough Collie

Grupo:
1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); Seção 1 - Cães Pastores
Nome de Origem
: Rough Collie
País de origem:
Escócia
Registro FCI
: 156
Grau de Atividade
: Alto
Funções
: Companhia e pastoreio


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 51 a 61 cm.
Peso: De 18 a 30 kg.
Pêlo: Pelagem confere harmonia à forma do cão. Na variedade de pêlo longo (Rough Collie), a pelagem é muito densa, tem cobertura áspera e subpêlo suave e compacto, quase ocultando a pele.
Cores: Sable e branco tricolor e azul-merle.


A sua origem é desconhecida e povoada de hipóteses. No entanto, sabe-se que no final do século XIX, ficou estabelecido o nome desta raça. Em 1859, numa exposição canina, em Newcastle, os Collie surgem pela primeira vez numa classe separada dos cães pastor. O primeiro marco importante da sua história dá-se em 1860, quando a Rainha Vitória, durante uma visita a Balmoral, Escócia, mostrou-se interessada na aquisição deste cão, que passou assim a pertencer aos canis reais de Windsor. No ano de 886, foi criado o Standard desta elegante raça e, em 1979, começou a ser exportada para os EUA, onde foi fundado o Collie Club of America Inc. A nobreza desta raça se estendeu por todos os continentes, graças à sua divulgação como estrela de cinema na série, Lassie, nos anos 40 e 50.

Possui um temperamento contrastante, pois consegue ser dócil, carinhoso e sensível e ao mesmo tempo bastante teimoso. É muito desconfiado com estranhos, mas não tem personalidade agressiva. Deve-se educá-lo com persuasão, delicadeza e muito carinho.

Caso o animal se recusará a aprender, ocupa o 16° na colocação de Stanley Coren. É extremamente fiel ao seu dono, possui um apurado sentido de proteção e é um ótimo cão de guarda.

Os Collies são cães bastante sensíveis à medicações e por isso todo o cuidado é pouco e é extremamente não recomendável medicar seu cão sem o conhecimento do veterinário.

Os cuidados com sua pelagem são simples e fáceis, sua pelagem possui uma característica única e especial que lhe permite eliminar a sujidade. Por muito sujo que nos possa parecer em determinado momento, uma simples corrida em tempo de chuva, ajudado com um pouco de talco e uma boa escovação devolve a sua pelagem um aspecto majestoso, visto que uma vez seco o próprio pêlo repele a sujidade.

Recomenda-se não abusar dos banhos nem das escovações do pêlo, isto porque tal procedimento em vez de fortalecer o pêlo, alterar a sua textura, tornando-o escorrido, pouco brilhante e quebradiço. O recomendável seria banhos trimestrais e escovações semanais, tendo especial atenção às zonas colocadas atrás das orelhas onde é freqüente formarem-se nós de pêlo.
Este procedimento é suficiente, já que sua encarregou-se de dotar ao Rough Collie uma pelagem bela e de aspecto majestoso.

Sua alimentação também requer certos cuidados. Esta raça caracteriza-se por ser tendêncialmente magra. Assim, juntar um pouco de gordura na comida não terá efeitos nocivos; bem pelo contrário. Dará sim origem a uma pelagem mais brilhante e vistosa.

---