Shih Tzu

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Shih Tzu

Grupo:
9 Seção: 5 Cães do Tibet
Nome de Origem
: Chrysabthemum dog, lion dog
País de origem:
China
Registro FCI
: 208
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 20 a 28cm.
Peso: De 4kg a 7,5kg.
Pêlo: A pelagem é comprida e sedosa com um bom sub-pêlo.
Cores: Existem em qualquer cor ou mescla de cores, mas é altamente desejado que os exemplares tenham uma marca branca na cabeça.


O Shih-Tzu é uma raça de cães de origem chinesa. O nome vem de "cão leão", porque esta variedade de raça foi cruzada para se parecer com um leão em miniatura. Segundo sua lenda, o Shih-Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibet). Como o casamento lhes foi negado eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), o cão da raça Lhasa Apso. Da união das raças teria surgido o Shih-Tzu.

Os cães da raça Shih-Tzu são extremamente dóceis e adoram receber muito carinho. É um ótimo cão para apartamentos ou áreas similares. São bastante educados com relação à suas necessidades fisiológicas, considerando-se que devem ser treinados quanto ao local adequado para isso. Diferente de outras raças, o Shih Tzu pode ficar sozinho tranqüilamente, pois não late em excesso nem destrói a casa.

É um animal. Bastante fiel e um bom cão de alerta, visto desconfiar de estranhos e não hesitar em ladrar em alerta e um bom cão de família, uma vez que se relaciona bem com outros animais, desde que devidamente socializado. Com crianças, pode ser uma boa escolha, desde que sejam crianças mais crescidas que não sujeitem o cão a um tratamento bruto ou demasiado insistente.

Apesar de serem brincalhões, estes cães são relativamente calmos dentro de casa, sendo por isso uma boa companhia para idosos.

O Shih Tzu é um cão muito saudável. Porém, existem sempre doenças com maior incidência na raça. Entre elas estão problemas nas articulações e doenças que afetam os olhos e ouvidos.

Sendo braquicéfalo, focinho achatado, estes cães não lidam bem com o calor e têm freqüentemente problemas respiratórios. Devido a esta forma do focinho, possuem predisposição a problemas oculares devido à pestanas que curvam para dentro do olho, causando irritação.

O Shih Tzu tem uma séria tendência a engordar, o que deve ser controlada, através de dietas. Seus dentes tendem a cair mais cedo do que o normal por isso deve merecer uma maior atenção, escovações freqüentes, e comida seca são algumas medidas preventivas.

Seus longos pelos exigem cuidados diários, devendo ser escovado diariamente para evitar nós riças e problemas de pele. A pelagem longa arrasta no chão o que faz com que seja necessário dar banho freqüentemente a estes cães. A franja deve ser presa no cimo da cabeça para que o pêlo não caia para cima dos olhos do animal. O Shih Tzu necessita também que o focinho seja limpo depois das refeições para que o pêlo não manche.

---