Dachshund (pêlo longo)

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Langhaar Dachshund

Grupo:
4 - teckel
Nome de Origem
: Teckel ou Langhaar Dachshund
País de origem:
Alemanha
Registro FCI
: 148
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia e caça


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 26cm a 37cm, dependendo da variedade.
Peso: Padrão: até 9kg; Anão: até 4kg; Miniatura: até 3,5kg.
Pêlo: Longo, franjado, macio e ligeiramente ondulado.
Cores: Fulvo, amarelo, mosqueados ou não, preto e fogo, arlequim.


Os Teckel fazem parte de uma única raça, que possui ao todo três tipos de pelagem que podem apresentar, cada uma, três variedades de tamanho. Esta variedade foi resultado de cruzamentos entre o teckel de pêlo curto e cães tipo spaniel que ocorreram durante o século XVII. Esta variedade da raça era utilizada, antigamente para caçar texugos e outros animais, expulsando de suas tocas de maneira a colocá-los ao alcance dos caçadores.

É um animal rústico, corajoso e resistente. Possui temperamento independente e pode ser dominador com relação a outros cães. É um excelente cão de companhia, muito amável e carinhoso, pode ser ciumento com relação ao seu dono. É bastante alegre e brincalhão. A raça, por seu comportamento determinado e independente é normalmente considerada teimosa, ocupando a 49ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren.

Se adapta bem a apartamentos e pequenos espaços, desde que possam dar freqüentes passeios, de preferência diários, para se exercitem. Devido a sua coluna comprida, nunca deve ser estimulado a saltar de locais altos ou subir e descer escadas, nem deve ser segurado pelos seus donos de maneira que force a coluna, ou isto pode ocasionar traumas nas vértebras. Os donos devem manter uma higiene regular nas orelhas. Como todo animal de pequeno porte é necessária escovação freqüente dos dentes para se evitar o acumulo de tártaro. Os cuidados com sua pelagem não são muitos, necessitam-se, no entanto, escovações semanais para a retirada de pêlos mortos. Esta raça pode vir a ter problemas de obesidade ou sobre-peso que podem ser evitados com a alimentação correta e com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.




ALBÚM DE FOTOS

---