Dachshund (pêlo duro)

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Rauhhaar Dachshund

Grupo:
4 - teckel
Nome de Origem
: Teckel ou Rauhhaar Dachshund
País de origem:
Alemanha
Registro FCI
: 148
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia e caça


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 26cm a 37cm, dependendo da variedade.
Peso: Padrão: até 9kg; Anão: até 4kg; Miniatura: até 3,5kg.
Pêlo: Duro, espesso, com sub-pêlo apresenta bigodes e sobrancelhas eriçados e o pêlo sobre as orelhas é mais curto.
Cores: Fulvo, amarelo, mosqueados ou não, preto e fogo, arlequim.



Os Teckel fazem parte de uma única raça, que possui ao todo três tipos de pelagem que podem apresentar, cada uma, três variedades de tamanho. A variedade de pêlo duro foi resultado de cruzamentos entre o teckel pêlo curto e cães do tipo terrier, entre eles o dandie dinmont terrier, o terrier escocês e o schnauzer. Esta variedade é a mais recente das três e só foi estabelecida no final do século XIX. São considerados os mais rústicos dos três teckels, tendo instinto caçador mais desenvolvido. Esta variedade da raça era utilizada, antigamente para caçar texugos e outros animais que viviam em tocas, também eram utilizados para a caça a animais de grande porte, atividade na qual emprega seu excelente olfato para seguir rastros de sangue de presa ferida.

É considerada a variedade mais rústica, corajosa e resistente, entre os teckels. Possui temperamento independente e pode ser dominador com relação a outros cães. É um excelente cão de companhia, muito amável e carinhoso, pode ser ciumento com relação ao seu dono. É bastante alegre e brincalhão. A raça, por seu comportamento determinado e independente é normalmente considerada teimosa, ocupando a 49ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren.

É um animal que se adapta bem a apartamentos e pequenos espaços, desde que possam dar freqüentes passeios, de preferência diários, para se exercitem. Devido a sua coluna comprida, nunca deve ser estimulado a saltar de locais altos ou subir e descer escadas, nem deve ser segurado pelos seus donos de maneira que force a coluna, ou isto pode ocasionar traumas nas vértebras. Os donos devem manter uma higiene regular nas orelhas. Como todo animal de pequeno porte é necessária escovação freqüente dos dentes para se evitar o acumulo de tártaro. Os cuidados com sua pelagem não são muitos, necessitam-se, no entanto, escovações semanais para a retirada de pêlos mortos. Esta raça pode vir a ter problemas de obesidade ou sobre-peso que podem ser evitados com a alimentação correta e com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

---