Dogue Alemão

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Dogue Alemão

Grupo:
2 - tipo dogue
Nome de Origem
: Deutsche dogge
País de origem:
Alemanha
Registro FCI
: 235
Grau de Atividade
: Moderado a baixo
Funções
: Companhia e guarda


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: mínimo 80cm
Fêmea: mínimo 72cm.
Peso: De 50kg a 70kg.
Pêlo: Curto, denso e liso, de aparência brilhante.
Cores: Preto com ou sem marcas brancas, azul com ou sem marcas brancas, dourado, tigrado e alerquim.


O Dogue alemão é chamado de “Apolo dos cães” por seu porte majestoso, sua musculatura desenvolvida e sua elegância. Esta raça descendente dos Alanos medievais, principalmente do alano usado na caça de grandes animais como o javali e o urso. Também pode ser chamada de dinamarquês e seu nome em inglês é “great dane” ou grande dinamarquês, mas sua origem certamente é alemã.. O primeiro padrão da raça data de 1890 e foi escrito na Alemanha.

É um animal calmo e muito equilibrado. Seu temperamento é manso e adora crianças, é um animal muito leal a sua família, seu instinto territorial fizeram dele um bom cão de guarda que late pouco. Além disso, é um cão desconfiado com estranhos. Embora seja manso com crianças, seu relacionamento com crianças muito pequenas deve ser supervisionado, pois, como é um cachorro gigante pode derrubar ou empurrar crianças pequenas com facilidade, mesmo sem querer. Embora seja um bom guarda e uma companhia tranqüila o dogue alemão não é uma das raças mais obedientes é o 48º colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren o que requer dedicação e paciência de seu dono.

É uma raça de crescimento rápido, o que necessita de alguns cuidados para que o filhote se desenvolva corretamente. Deve-se certificar que a alimentação que o filhote recebe é correta e que tem a quantidade de cálcio necessária para o bom desenvolvimento dos seus ossos. Pisos escorregadios devem ser evitados para não ocasionar problemas de articulações e de postura, além disso, exercícios que causem impacto como não devem ser praticados antes do final da fase de crescimento.

Esta raça necessita de bastante espaço para se exercitas, no entanto com passeios diários poderá viver em apartamentos, porém, devido ao seu tamanho e seu jeito espalhafatoso faz com que possam derrubar vasos e quebrar coisas simplesmente abanando a cauda dentro de casa. O Dogue alemão pode sofrer problemas genéticos como torção gástrica e displasia, problemas que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

Seu pêlo curto e liso não requer tantos cuidados. Basta um bom banho e uma escovação para que o cão mantenha-se sempre bonito. Se o dono optar pela operação de colchotomia (corte de orelhas), faça-a até o limite de 70 dias de vida de seu filhote, mas lembre-se que é uma cirurgia puramente estética, não interferindo, de nenhuma maneira, em melhor audição ou menor incidência de otites.

---