Dálmata

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Dálmata

Grupo:
6 - Raças assemelhadas
Nome de Origem
: Dalmatinac
País de origem:
Croácia
Registro FCI
: 153
Grau de Atividade
: Alto
Funções
: Companhia, cão-guia e guarda


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: de 56cm a 61cm
Fêmea: de 54cm a 59cm.
Peso: De 25 a 30 Kg.
Pêlo: Curto, duro, denso e liso.
Cores: Branco com manchas ou “pintas” em grande número, bem espalhadas, nas cores preta ou marrom-fígados.


Dentre todas as raças caninas, o dálmata é uma das mais fáceis de se reconhecer, por sua ampla divulgação no filme “os 101 dálmatas” da Disney, e por suas manhas em formato de moeda que, fizeram dele uma raça conhecida em todo o mundo. Apesar de tão conhecida, a raça tem sua origem desconhecida. Alguns acreditam que a raça teria se originado na região mediterrânea, provavelmente na Grécia antiga, pois existem gravuras gregas representando cães semelhantes ao dálmata, outros que a origem da raça seria oriental, provavelmente do norte da Índia, outros ainda, pensam que a Dinamarca poderia ter sido o berço da raça. Oficialmente é reconhecido como uma raça da Croácia. É provável que a raça esteja uma derivação do pointer e com o braco de bengala, atualmente extinto.

Apesar das diversas teorias acerca de sua origem, o dálmata se espalhou pela Europa durante a Idade Média acompanhando as caravanas ciganas através da Dalmácia (sendo o nome “dálmata” se originado desta região). A raça entre os aristocratas europeus era bastante comum. Um casal de dálmatas acompanhando cavalos de uma carruagem era sinônimo de riqueza e elegância. A moda chegou aos Estados Unidos onde esta raça rapidamente se tornou o cão mascote dos bombeiros americanos (na época em que os carros de bombeiros eram puxados por cavalos) e permanece como mascote da maioria dos quartéis de bombeiros americanos até hoje. A raça é conhecida pelo seu bom relacionamento com cavalos, e, é uma das preferidas por donos que gostam de passear a cavalo acompanhados de seus cães. O Clube Americano do Dálmata realiza provas de aptidão que envolve cães da raça e cavalos e a interação entre ambos é um dos itens avaliados.

O dálmata é um cão esperto, alegre, ativo, brincalhão e carinhoso, um bom cão de companhia, dedicado a família que se dá muito bem com crianças. Possui o faro extremamente desenvolvido (pois fazem parte da família de cães farejadores)e ainda, uma grande resistência física, sendo uma excelente companhia para esportistas. São cães muito amigáveis e quando acostumados, podem manter um bom relacionamento com outros cães e até mesmo com outras espécies de animais. A raça late pouco, mas é desconfiada com estranhos, podendo ser utilizado como cão de guarda, embora não seja a sua principal função. É inteligente e obedece bem aos ensinamentos de seu dono. É o 39ª na colocação do ranking de inteligência canina de Stanley Coren. Seu treino deve começar cedo, porém, se bem educado o dálmata pode aprender e executar vários comandos, inclusive sendo utilizado como cão-guia.

O Dálmata, como um cão atlético, necessita de exercícios regulares para gastar sua energia, seu pêlo não requer tantos cuidados, basta uma escovação regular para a retirada de pêlos mortos. A raça é considerada bastante saudável, porém pode estar sujeita a doenças genéticas relacionadas com surdez congênita, este problema pode ser evitado com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada. Os dálmatas sempre nascem completamente brancos, as manchas características da raça só aparecem com o tempo.




ALBÚM DE FOTOS

---