Coton de Tulear

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Coton de Tulear

Grupo:
: 9 - bichons
Nome de Origem
: Coton de Tuléar
País de origem:
Madagascar
Registro FCI
: 283
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: : Macho: de 25cm a 32cm
Fêmea:de 22cm a 28cm.
Peso: Macho: de 4kg a 6kg
Fêmea: de 3,5kg a 5kg.
Pêlo: Longo, com textura de algodão, fino e ligeiramente ondulado, sem sub-pêlo.
Cores: Branco, pode apresentar marcações champagne.


O Coton de Tulear é a única raça canina desenvolvida na ilha de Madagascar. Seus ancestrais supostamente chegaram a ilha na época colonial, e foram levados por tropas francesas para a ilha como caçadores de ratos e companhia. Seu nome significa algodão em francês e “Tulear” é o nome da cidade madagascarense na qual a raça se desenvolveu. A raça logo ficou famosa entre a nobreza francesa que habitava as colônias francesas no oceano Índico e rapidamente tornou-se o “cão de luxo das colônias”, sendo que pessoas sem posse eram proibidas de possuir um exemplar desta raça. Até os dias de hoje, embora a criação não esteja mais restrita à nobreza, na ilha de Madagascar, possuir um cachorro desta raça é símbolo de riqueza e de boa posição social.

É uma raça de cães robustos e resistentes, que adoram nadar e caçar roedores. Possuem temperamento alegre e são muito afetuosos. Dedicam-se muito ao seu dono e fazem de tudo para agradá-lo. São brincalhões, enfim, uma boa companhia para todas as idades. Tendem a latir bastante e dificilmente se dão bem com outros cães, principalmente se forem do mesmo sexo. É uma raça de companhia por excelência, todavia, também podem vir a ser também bons cães de guarda de alarme, pois estão sempre alerta ao seu redor. São animais extremamente inteligentes e determinados. Sua educação deve começar desde filhote.

Esta raça pode se adaptar bem a pequenos espaços como apartamentos, desde que possa dar longos passeios diários para se exercitar. A raça é muito apegada à família e, portanto não se adapta bem a solidão por longos períodos. Sua longa pelagem necessita de escovação diária para evitar a formação de nós no pêlo. São comuns certas doenças de origem genética na raça como a luxação de patela, problemas que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

---