Yorkshire Terrier

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Yorkshire terrier

Grupo:
Grupo 3 - terriers de companhia
Nome de Origem
: Yorkshire terrier
País de origem:
Grã-Bretanha
Registro FCI
: 86
Grau de Atividade
: Moderado a baixo
Funções
: Companhia


C
ARACTERÍSTICAS DA RAÇA
Altura: 20 cm
Peso: Até 3,1 Kg
Pêlo: Longo, liso e de textura sedosa.
Cores: Azul aço escuro com fulvo.


O Yorkshire terrier é uma raça que teve sua origem no condado de York, na Inglaterra, já foi chamado de terrier escocês e de terrier anão de pêlo longo. Acredita-se que seja descendente de cães terriers levados ao condado de York no início do século XIX. Outras raças como o Broke-haired terrier, atualmente extinto, o cairn terrier e o maltês, foram cruzados com os ancestrais dos Yorkshires dando suas atribuições à raça. Seus primeiros criadores foram os mineiros da região que queriam um cão pequeno para caçar ratos. Mas devido a sua beleza e docilidade foi logo adotado pela realeza e tornou-se popular entre os aristocratas da época.

Essa raça é muito popular em todo mundo, inclusive no Brasil, onde se manteve entre as raças mais criadas pelos brasileiros já a alguns anos. Um dos principais motivos de sua alta popularidade é seu pequeno porte e por se adaptar bem em apartamentos. Devido a sua grande popularidade,algumas pessoas começaram a vender cães com o nome de “yorkshire miniatura” ou “Yorkshire zero″ mas essas ditas variedades inexistem, foram apenas nomes inventados para vender filhotes se aproveitando de sua procura.

Yorkshires de tamanhos muito reduzidos são muito frágeis, estando sujeitos a várias doenças, além de ter expectativa de vida mais curta que os normais. Além disso, também estão sujeitos a problemas de tártaro mais freqüente, deslocamento de patela e moleira aberta. Por isso é importante procurar escolher um filhote conscientemente. Yorkshires já são cães normalmente muito pequenos, não existe razão para querer que sejam ainda mais reduzidos.

Seu temperamento é alegre e carinhoso. Ciumento com o seu dono e extremamente apegado, não gosta de ser deixado sozinho e sempre que possível estará ao lado do seu dono na casa. Sendo um excelente cão de companhia. É um cãozinho que gosta de tranqüilidade e não se dão muito bem com crianças, pois, por seu tamanho pequeno as crianças podem vir a machucá-lo durante suas brincadeiras. Apesar de ladrador é um ótimo cão de apartamento. Essa raça é relativamente teimosa, assim como a maioria dos terriers, mas gosta de agradar seu dono, sendo mais obediente que a maioria dos terriers. É o 27º colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren. É um cão com atitude sempre alerta, por essa característica marcante, muitos o usam como cão de alarme, função na qual é extremamente eficiente.

Sua pelagem longa e sedosa requer cuidados diários com escovação diária para se manter sempre bonita, além de tosa mensal para aparar pêlos muito longos ao redor do ânus e entre os dedos o que pode incomodar o cão ou dificultar sua higiene. Esta raça, assim como toda raça de pequeno porte deve ter uma higiene bucal regular para evitar a formação de tártaro nos dentes.


---