Buldogue Inglês

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Buldogue Inglês

Grupo:
2 Seção: 2 Molossóides tipo dogue
Nome de Origem
: English Bulldog
País de origem:
Inglaterra
Registro FCI
: 149
Grau de Atividade
: Moderada a Baixa
Funções
: Companhia


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: 30 a 35 cm.
Peso: De 22 Kg a 25 Kg.
Pêlo: Fino, curto, compacto e brando.
Cores: As cores são uniformes (puras e brilhantes): vermelho - nas tonalidades fulvas, fulvo claro, rajado, com ou sem branco, ou branco puro. (A máscara negra sobre o focinho e ao redor dos olhos é extremamente desejável entre os admiradores da raça).


Os criadores no passado fizeram do buldogue um animal cruel e sem piedade, pronto para cravar os dentes em qualquer coisa que se movesse ante aos seus olhos. Porém, no curso de algumas décadas os criadores os converteu num cão como todos os demais, inclusive Atualmente é uma das raças mais doces e equilibradas que a maior parte dos exemplares de guarda e de defesa. É um cão fiel, calmo, gosta de brincar com crianças e é dotado de um enorme auto controle, demonstrando a todos os seres humanos um afeto profundo e uma grande indulgência. Isto é o que asseguram os cinófilos que tem estudado a raça.

O Buldogue Possui aparência carrancuda, um aspecto intimidador, porém quando o conhecemos mais profundamente verificamos que por trás aquela massa de músculos existe um animal muito carinhoso. É um cão que desenvolve hábitos de higiene, preferindo colocar os seus dejetos sempre no mesmo local, o que os torna muito próprios para apartamentos. O Bulldog detém um excelente apetite e aprecia o ócio, caracterizando-se por ser muito tranqüilo, preguiçoso e pelo seu desmedido amor por crianças.

Essa raça é fruto de uma cuidadosa seleção que a torna possuidora de anomalias permanentes. Por ser um cão extremamente compacto, exercícios como: corrida se torna proibitivos para este cão que não se enquadra num perfil de raça para esportista. No entanto, é uma raça que tem uma incrível força de arrasto e, para que não haja problemas com esta força, o melhor é acostumá-lo desde cedo a caminhar com a guia; do contrário, durante os passeios arrastará seu dono como se fosse um estandarte, totalmente surdo para as reclamações mais desesperadas.

O Buldogue poderá apresentar uma predisposição para cardiopatia congênita consistente na estones da válvula pulmonar. Esta má formação que afeta a parte direita do coração. Pode ser a causa de um crescimento defeituoso do cão com pouca resistência e com possibilidade de complicações graves, até a morte, num animal adulto, apresenta também uma incompatibilidade com temperaturas elevadas, acima de 37 graus, e devendo ter condições de acesso e repouso aos locais frescos e ventilados nos dias quentes do ano. Ele compensa a temperatura corporal refrescando a si próprio na tigela de água e colocando toda a superfície do abdômen em contato com superfícies frias como os pisos vitrificados, por exemplo. A descompensação térmica do Bulldog pode levá-lo à morte caso seja acometido pelo mal estar conhecido como: HEAT-STROKE (GOLPE DE CALOR) que ocorre quando é deixado em carros com os vidros fechados, sem ventilação e estacionados ao sol; Ou quando é exercitado ou levado para caminhar nas horas mais quentes do dia. O ideal é levá-lo para o passeio nas primeiras horas da manhã ou à noite.

O Buldogue é um cão de rotina, por isso quanto menos transformações possíveis de seu ambiente melhor, pois mudanças o confundem facilmente, desestabilizando o emocional do cão, podendo acarretar num possível stress.

Quanto a sua alimentação é recomendável que alem da ração seca se introduza periodicamente na dieta do cão, vísceras bovinas frescas cozidas com legumes e arroz proporcionando uma variação no cardápio que impedirá o surgimento de infecções de origem nutricional do tipo do tipo "BLACK TONGUE".

No que se refere aos cuidados, os Buldogues necessitam, os olhos e a boca devem ser alvo de atenção. Os olhos devem ser revisados com atenção para evitar infecções. A pele ficará protegida quando for integrado na dieta complemento das vitaminas A e H.

As dobras faciais, a pele entre os dedos, e as áreas que possam ficar expostas a uma fricção prolongada requer uma terapia baseada na limpeza cuidadosa dessas zonas e posteriormente, se necessário, uma medicação a base de pomadas com cortisonas e antibióticos. Após o banho é fundamental que o cão, após a secagem com uma toalha, seja completamente seco com um secador, os sulcos das dobras (rugas) da cara devem ser secas sem atritar a pele e o pelo pressionando levemente a toalha, com cuidado e atenção. Deve ser escovado pelo menos duas vezes por semana.

---