Pit Bull

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Pit Bull

Nome de Origem
: Pit Bull
País de origem:
EUA
Grau de Atividade
: Alto
Funções
: Companhia e guarda


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 35 a 50 cm.
Peso: De 30 a 50 kg.
Pêlo: Curto e duro, resistente a intempéries, bem assentado em todo o corpo.
Cores: Todas as cores.


Sua origem remonta ao Século XIX. Em 1835, quando o parlamento inglês proibiu o esporte chamado Bull baiting, um jogo sádico em que Bulldogs eram usados para atacar touros trazidos à arena. O cão atacava o touro, evitando coices e chifradas, agarrava o seu nariz ou orelha, e segurava-se até que o touro fosse morto. Os súditos e a realeza da época procuravam diversão e para se distrair dos problemas e doenças de seu tempo, compareciam a esses espetáculos sangrentos. Felizmente, a opinião pública forçou o governo a tomar uma sábia medida.

Os criadores que apreciavam a rudeza, coragem e tenacidade dos buldogues voltaram sua atenção para a criação de cães para rinha. Começaram com o bulldog, misturaram algum sangue de terrier, e produziram, os Half and half, Pit Dogs ou Bull and Terriers,cães de pequeno porte e extrema força e dotados de maior agilidade que os buldogues de elevada força física, um cão que cumpria todas as suas expectativas. Os Bull and Terriers foram criados para agredir outros cães, matar ratos (pragas comuns na época), mostrando bravura, alta tolerância à dor, vontade persistente de lutar até o fim. Com o tempo passaram a se diferenciar em raças, tais como o Staffordishire Bull Terrier, o Bull Terrier, o Irish Staffordishire Bull Terrier e o Pit Bull (que não tinha um padrão para estética, mas sim em termos de temperamento).

Atualmente a raça gera polêmica. São constantes os ataques de cães desta raça em nível mundial. Porém, há os que defendem que sua real personalidade é a de um cão dócil, leal e equilibrado, relatos baseados em suas experiências pessoais e no verdadeiro temperamento da raça, que sofre desvios diariamente, devido a cruzas indiscriminadas.

A agressividade do Pit Bull não é 'natural da raça', pois está associada a um gene recessivo, que podem atingir qualquer cão, independente de raça, mas que é ser controlada a partir de criadores responsáveis, que devem estudar os cruzamentos e ter a consciência de não vender exemplares a pessoas com perfil psicológico desviado, vendendo apenas para outros criadores já cadastrados nas suas bases de dados e que terão a responsabilidade de treinar tais animais.

O Pit Bull é um cão ágil e com grande impulso muscular, necessitam de um trabalho específico de treinamento e socialização para não se tornarem agressivos. Diante de sua força, a agressividade pode colocar em risco pessoas e outros animais. Devem circular em espaços públicos com focinheira e coleira, conduzidos por pessoas com força física. Não é recomendado ter este cão em casa com criança pequena. São cães inteligentes que quando adestrados corretamente, tornam-se obedientes.

Os cuidados com sua pelagem são poucos necessitando apenas de escovações freqüentes para a retirada de pêlos mortos.

---