Cocker Spaniel Americano

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Cocker Spaniel Americano

Grupo:
8 - cães levantadores de caça
Nome de Origem
: American Cocker Spaniel
País de origem:
E.U.A
Registro FCI
: 167
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia e caça


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: : Macho: até 38cm
Fêmea: até 35cm.
Peso: De 11kg a 13kg.
Pêlo: Dupla, sedosa e lisa ou levemente ondulada.Na cabeça,o pêlo é curto e fino; no tronco é de comprimento médio com bastante subpêlo; nas orelhas, peito, abdômen e pernas é longo e bem franjado.
Cores: Sólidas- preto,dourado,preto e dourado, chocolate, chocolate e tan (castanho) - Particolor- qualquer uma das sólidas com branco, sendo que nenhuma das cores pode exceder 90%. As marcas tan devem estar nos seguintes locais: um ponto bem visível acima de cada olho, dos lados do focinho e nas faces, nas 4 patas e pernas, na parte interna das orelhas, sob a cauda e opcionalmente no peito Unicolor reto, preto e fogo ou dourado, particolor (branco com manchas), pode apresentar cores salicadas (belton).


A Origem do Cocker Spaniel Americano confundiu-se com a do Cocker Spaniel Inglês até o final do Século XX, porém, a partir de então, teve sua própria evolução. O surgimento oficial da raça foi oficializado em 1946, porém, desde 1880 criadores americanos e canadenses buscavam exemplares diferentes dos cockers tradicionais. Nos EUA a raça é chamada simplesmente de Cocker Spaniel e é a 4ª raça mais registrada. Os Spaniels são cães de caça com ancestrais de provável origem egípcia, desenvolvidos na Península Ibérica. Entraram na América acompanhando imigrantes desde 1620 e por importações no Século XX. Eram apreciados pela habilidade de "levantar" aves para o caçador, por sua disposição e capacidade de adentrar terrenos com vegetação de difícil acesso, velocidade em campo aberto e agilidade ao nadar.

O Cocker Americano é um cão extremamente alegre, afetuoso e equilibrado. É um animal muito ativo, dócil, amigável, carinhoso, extrovertido, muito sociável e fiel, essas qualidades o tornaram uma excelente companhia para todas as idades. Este animal se adapta bem a todos os tipos de ambientes, podendo ser criado até mesmo em apartamentos.

É uma raça bastante resistente que raramente apresenta problemas de saúde. Sua pelagem necessita de escovação regular, de duas a três vezes por semana. E de banhos semanais. Além disto o dono deve cuidar da higiene das orelhas para evitar problemas de otite. A alimentação de um cocker também deve ser vigiada, pois a raça é dona de um bom apetite e pode engordar, ocasionando problemas de obesidade, caso não seja alimentada corretamente.


---