Sheepdog

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Old English Sheepdog

Grupo:
1 Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços),seção 1 - Cães Pastores.
Nome de Origem
: Old English Sheepdog (Bobtail)
País de origem:
Grã-Bretanha
Registro FCI
: 162
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Pastoreio, tração, guarda e companhia


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: mínimo 61cm
Fêmea: mínimo de 56cm.
Peso: Cerca de 30 kg.
Pêlo: Profusos, de boa textura áspera, não retos, mas felpudo e sem encaracolado. Sub-pelagem com subpêlos resistentes a água. A cabeça e crânio bem guarnecidos de pêlos, orelhas com revestimento moderado, pescoço em guarnecido, membros anteriores todos bem guarnecidos, posteriores de revestimento mais pesado do que o restante do corpo.
Cores: Qualquer nuança de cinza, grisalho ou azul. Tronco e posteriores de cor sólida com ou sem meias brancas. Manchas brancas numa área uniforme devem ser desencorajadas. Cabeça, pescoço, membros anteriores e sob o ventre deve ser branco sem marcas. Qualquer nuança de marrom é indesejável.


O Sheepdog, também conhecido como Bob Tail, existe a centenas de anos na Inglaterra. Sustenta-se a teoria que teria surgido do cruzamento do Briard com o Russian Owtcharka, uma raça que tem parentesco com os pastores húngaros. Nas suas origens antigas, o Old English Sheepdog tinha a função de cão pastor, protegendo rebanhos de ovelhas. No início do século XVIII, estes cães pastores eram isentos do pagamento de impostos na Inglaterra. Como forma de identificação, suas caudas eram cortadas — daí o nome Bob Tail.

O clube do Old English Sheepdog foi fundado na Inglaterra em 1888, e o padrão da raça pouco se alterou desde então. Recentemente, o Old English Sheepdog alcançou extrema popularidade, graças à sua freqüente aparição em anúncios no Brasil ficou conhecido pela Sheepdog Priscila do extinto programa global TV colosso.

Possui uma personalidade tranqüila, é capaz de passar horas a fio num cochilo e estar “pronto para a ação” ao menor chamado do dono, a quem segue onde puder, especialmente porque acima de tudo, gosta muito de companhia. Mesmo com seu porte avantajado, adapta-se bem a qualquer espaço e desde que o dono se disponha a levá-lo em caminhadas diárias, pode viver bem, até mesmo em apartamentos.

Por sua constituição física forte e contrariando a imagem que se tem de seu andar “rebolante”, o Sheepdog pode acompanhar o dono em atividades físicas mais puxadas, como o cooper ou passeios de bicicleta.

Sua fama de “desastrado” deve-se, em muito, à redução de sua visão devido aos pêlos. Para enfrentar esse “pequeno obstáculo” e aumentar a visibilidade, alguns criadores sugerem manter os pêlos da frente amarrados acima dos olhos com uma fita ou um elástico.

O Sheepdog é um cão corajoso e bastante sociável com os outros cães e pode até mesmo conviver com gatos e aves, sobre quem acaba exercendo sua função primordial: pastorear e proteger.

Sua pelagem requer cuidados freqüentes principalmente com a escovação. Apesar de não ser padrão da raça, tosar pode facilitar a manutenção da pelagem para quem não possui muito tempo disponível.

Essa raça, como toda raça de grande porte está suscetível a doenças genéticas como displasia coxofemoral, dermatites, atrofia progressiva da retina e
catarata, problemas que poderão ser evitados com a escolha consciente do filhote e análise dos pais da ninhada.



---