Lhasa Apso

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Lhasa Apso

Grupo:
9 - cães do Tibet
Nome de Origem
: Apso Seng Kye
País de origem:
Tibet
Registro FCI
: 227
Grau de Atividade
: Moderado a baixo
Funções
: Companhia, caça e guarda de alarme


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: 25 cm.
Peso: De 4 Kg a 7 Kg.
Pêlo: Longo, abundante, não deve ser sedoso nem lanoso. Sub-pêlo médio.
Cores: Dourado, areia, mel, cinza escuro, ardósia, fumaça, mesclada, preto, branca ou marrom.


O Lhasa Apso é uma antiga raça do Tibet, seus ancestrais são possivelmente o terrier tibetano e o spaniel do tibete. O lhasa apso era o cão vigia dos templos tibetanos, eram considerados animais sagrados, reencarnações de antigos lamas segundo o budismo tibetano, eram criados por monges, sendo que os mais belos exemplares da raça pertenciam ao Dalai Lama. Na tradição local um cão desta raça nunca poderia ser vendido, apenas dado de presente como prova de gratidão e de respeito. Essa pequena raça só chegou ao ocidente durante o Século XX, através de oficiais do exército britânico.

É um cão calmo e alerta, sensível e meigo com temperamento afável e dedicado ao seu dono, é um excelente cão de companhia. É um ótimo cão de alerta, com instinto natural para ladrar a estranhos até a chegada de seu dono. Os lhasas geralmente gostam de crianças, porém dispensam muita agitação, pois são cães tranqüilos e normalmente não acompanham o ritmo das brincadeiras infantis, normalmente são companhias melhores para adultos que para crianças pequenas. É um cão autônomo, de personalidade forte, são um pouco desobedientes, exigindo desse modo maior paciência ao educá-lo. É o 68ª (colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren). Devido ao seu caráter reservado com estranhos, não é um cão sociável, desta forma, necessita desde cedo habituado com outras pessoas. É recomendável que seja o único animal da casa.

Adaptam-se bem a ambientes pequenos como apartamentos, porém devem ser levados a passeios diariamente. Seu pêlo longo e exuberante precisa ser escovado e desembaraçado todos os dias para evitar a formação de nós. Após os banhos semanais devem-se secar bem os pêlos, para se evitar as famosas dermatites, que são a principal doença apresentada por essa raça. Os sintomas das dermatites são pequenos pontos avermelhados, “caspinhas” e coceiras na pele. Quando o caso é grave, pode desencadear infecções bacterianas no local, devendo ser levado ao veterinário para maiores cuidados. Os donos também devem prender os pêlos da parte de cima da cabeça com tranças ou laços para deste modo prevenir irritações oculares ocasionadas pelos “pelinhos” no olho (conjuntivite). Cães desta raça também podem estar sujeitos à incidência de atrofia progressiva da retina que pode ser evitada com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada. Esta raça, assim como toda raça de pequeno porte deve manter uma boa higiene bucal para evitar a formação de tártaro nos dentes.

---