Samoieda

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Samoieda

Grupo:
5 - cães nórdicos de trenó
Nome de Origem
: Samoiedskaïa Sabaka
País de origem:
Países Nórdicos
Registro FCI
: 212
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia, caça, tração


C
ARACTERÍSTICAS DA RAÇA
Altura: Macho: cerca de 57cm
Fêmea: cerca de 53cm.
Peso: Macho: de 20kg a 30kg
Fêmea: de 17kg a 25kg.
Pêlo: longo, abundante, flexível, denso, sub-pêlo macio, serrado, curto e denso. O pêlo é curto na cabeça e da face dianteira dos membros.
Cores: De preferência branco, também pode ser “biscoito” (fundo branco com marcas biscoito).


O Samoieda é uma das raças mais antigas que se tem notícia. Estes animais, apelidados de “samy” por seus admiradores, eram supostamente criados pelas tribos nômades dos Samoiedos da Sibéria, na parte leste da Rússia há mais de 5000 anos, nestas tribos os cães desempenhavam diversas funções, entre elas pastores de renas, cães de trenó e cães de caça ao urso e à morsa. Muitas vezes os samoiedas dormiam junto de seus donos, aquecendo-os com seus corpos, motivo pelo qual diz-se que estes cães também desempenhavam a função de “aquecedor” junto a seus donos. Além disto seu pêlo também era tecido para a confecção de peças de vestuário. Esta raça esteve isolada por muito tempo que se manteve pura sem modificações em sua forma original até ser “descoberta” por exploradores ocidentais no século XIX.

Antigamente, nas tribos mais ao norte da Sibéria, todos os samoiedas eram de cor branca, nas tribos ao sul, existiam cães brancos, pretos, castanhos e manchados.
O “descobridor” da raça foi o norueguês Fridjof Nansen que em 1870 que ficou impressionado com a força e versatilidade do samoieda, utilizando como cão de tração em suas explorações. Muitos exploradores também utilizaram cães samoiedas em suas viagens aos pólos foram estes cães, trazidos da Sibéria, que tornaram possível a conquista dos Pólos.

O Samoieda é um cão que precisa viver em constante companhia de seu dono, como herança de seus ancestrais é um cão que gosta de acompanhar as pessoas e de dormir junto com elas se for permitido. É uma raça carinhosa e amigável, alerta, mas que não deve ser utilizado como cão de guarda. Brincalhão e alegre, é uma excelente companhia, aparentam estar sempre sorrindo, os lábios de um samoieda devem ser sempre pretos, formando um desenho característico sobre seu pêlo branco que é chamado de “sorriso do samoieda” . Esta raça é ladradora e possui temperamento independente e é muito “elétrico”. Apesar de independente é muito inteligente e versátil (33ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren). Deve ser desestimulada desde cedo a latir para que isto não se torne posteriormente um problema.

O Samoieda precisa de espaço e de exercício, não se adaptando muito bem a apartamentos e necessitando de passeios freqüentes. Como muitos cães originários de regiões inóspitas, o samoieda consegue aproveitar muito bem os nutrientes da comida de modo que pode sobreviver a longos períodos de escassez, por isso, se mantido inativo ele pode engordar e vir a ter sérios problemas de obesidade, principalmente se sua alimentação for inadequada. Seu pêlo exuberante deve ser escovado diariamente e um maior cuidado deve ser tomado durante a época da muda. Esta raça pode estar sujeita a incidência de problemas hereditários como displasia, catarata e epilépsia. Porém, podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.


---