Pastor Alemão

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Pastor Alemão

Grupo:
1 - Cães Pastores e Boiadeiros (exceto Boiadeiros Suíços) Seção: 1 - Cães Pastores
Nome de Origem
: : Deutscher Schäferhund
País de origem:
Alemanha
Grau de Atividade
: Moderado a alto
Funções
: Companhia e guarda, cão policial


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: 60cm.
Peso: : 40 kg.
Pêlo: Sua pelagem é dura, de cobertura espessa os pêlos são retos, duros e muito aderentes, insensíveis à interpérie. O sobre-pêlo apresenta-se em 3 (três) tipos: pêlo rijo normal, pêlo rijo comprido e pêlo comprido.
Cores:preto, cinza-ferro, cinza ou unicolor ou com partes marrom, amarelo, bege e cinza claro, capa-preta e todas as suas variações.


A origem desta raça remete ao período Paleolítico, época em que os homens, durante as caçadas, eram acompanhados por matilhas selvagens que se alimentavam dos restos de alimentos na região da Turígia. Depois, no neolítico, com a criação de ovelhas, os alemães necessitavam de um cão forte e de movimentação rápida acompanhada de um mínimo gasto de energia, além de uma inteligência excepcional, para proteger o rebanho de animais selvagens ou invasores, e impedir que o próprio rebanho destruísse as plantações. Durante 3 mil anos, os alemães foram aprimorando seus cães de pastoreio ninhada por ninhada, até a seleção definitiva, em 1882, por Max von Stephanitz.

O Pastor alemão é uma raça de cães de guarda é muito veloz, ágil, forte e destemido, além de ser considerado um cão muito inteligente, pois responde bem aos comandos de adestramento, possui um olfato muito desenvolvido e seu latido é do tipo prolongado, por estas razoes, é uma raça muito utilizada em trabalhos policiais em diversos países.

É um cão excelente cão para a família, pois é um ótimo companheiro e se relaciona bem com crianças. Esta raça necessita de espaço para que possa se exercitar, no entanto, pode se adaptar bem a ambientes pequenos como apartamentos, desde que, o dono se disponha a dar freqüentes passeios com o animal, pois do contrario ocasionará stress do cão. Devido a sua alta popularidade é comum encontrar ninhadas sem pedigree, o que é um alto risco para o comprador, que pode adquirir um cão com desvios comportamentais.

Sua pelagem não necessita de maiores cuidados, bastam escovações semanais para a retirada de pêlos mortos. Como todo cão de grande porte está sujeito a doenças genéticas como a displasia coxofemoral, contudo esse problema poderá ser evitado com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

---