Whippet

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Whippet

Grupo:
10 - galgos de pêlo curto
Nome de Origem
: Whippet
País de origem:
Grã-Bretanha
Registro FCI
: 162
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia, caça e corrida


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: de 47cm a 51cm
Fêmea: de 44cm a 47cm.
Peso: Aproximadamente 10Kg.
Pêlo: Curto, fino e cerrado.
Cores: Todas.


O Whippet é raça mais recente do tipo galgo. Suas origens remontam ao século XIX, onde foi resultado de cruzamentos entre greyhounds, cães do tipo terrier e Italian greyhouns. O objetivo dos criadores da raça era de produzir um bom caçador de lebres, que também fosse bastante rápido e ágil.

Ficou conhecido como cão de aposta dos mineiros ingleses, que realizavam diversos tipos de competições com eles, desde de corridas de velocidade até competições onde ganhava o cachorro que matasse a maior quantidade de coelhos em menos tempo. Foi apelidado de “o cavalo de corrida dos pobres”, mas seu nome é provavelmente uma derivação da expressão em inglês “whip up”. (expressão derivada do movimento do chicote, ou seja, se referente à velocidade).

Apesar de sua aparência frágil, os exemplares desta raça são robustos e resistente. São considerados uns dos cães mais rápidos do mundo, sendo utilizado até hoje em corridas de cães.

Possui temperamento sensível, terno e delicado. É um animal tranqüilo, no entanto, com momentos de explosão de energia quando tem a oportunidade de correr. É uma companhia agradável e meiga. Raça muito silenciosa, não sendo um bom cão de alarme. É conhecido por sua amar o aconchego dos sofás e almofadas, sendo muito difícil ensiná-los a não subir nos mesmos, mesmo sabendo que é proibido. Ocupa a 51º colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren.

Esta raça pode se adaptar bem a apartamentos, desde que possa se exercitar regularmente. Sua pelagem necessita de poucos cuidados, recomenda-se, todavia, escovações semanais para a retirada de pêlos mortos. Embora existam exemplares convivendo bem com outros animais, são exceções. Pois, sua brincadeira preferida é perseguir e, mesmo feito sem agressividade essa brincadeira pode assustar e incomodar outros animais da casa.

Essa raça não se adapta bem ao frio e pode precisar de agasalhos durante o inverno. É recomendado que se escove os dentes destes animais com freqüência para que se evite o acúmulo de tártaro. Os donos devem estar cientes que todo galgo é mais sensível a anestésicos que outros cães do mesmo peso e sempre que for preciso lembrar ao veterinário desta particularidade da raça.


---