Buldogue Francês

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Buldogue Francês

Grupo:
9 - Cães de Companhia, Seção 11 - Molossos de Pequeno Porte
Nome de Origem
: Bouledogue Français
País de origem:
França
Registro FCI
: 101
Grau de Atividade
: Moderada
Funções
: Companhia


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Proporcional , cerca de 30cm.
Peso: De 8kg a 14kg.
Pêlo: Pêlo raso, cerrado, brilhante e macio.
Cores: Uniformemente colorido fulvo,branco, tigrado ou não, ou com nuanças limitadas (malhado).


O Buldogue Francês tem possui origens cercadas de controvérsia. Uma corrente afirma que, esta raça seria uma raça tipicamente francesa, obtida através de sucessivos cruzamentos entre variedades pouco conhecidas, mas comuns em diversos subúrbios de Paris, e reprodutores importados da Bélgica, através de cuidadosas seleções, conseguiu-se, então um tipo de cão que acabou fixando a raça. Outra corrente atribui a ascendência desta raça ao Bulldog Inglês, que em ninhadas, originou cães menores, chamados "miniaturas". Por não ser de agrado dos ingleses, esta variedade teria sido enviada a França, no século XVIII, onde foi criada com terriers locais. A criação da raça alcançou o auge a partir de 1.850, Quando o Rei da Inglaterra, Eduardo Vil, comprou um filhote, influenciando desta forma na burguesia européia a adotar a raça definitivamente. Nessa época, era extremamente elegante possuir um exemplar e desfilar com ele pelas ruas de Paris em lindas coleiras de pele de vison. O Buldogue francês, embora já fosse apreciado por todas as camadas sociais, era um companheiro constante dos cocheiros franceses, que os levavam em suas viagens. Não foram grandes as transformações físicas resultantes das tentativas de aprimoramento, através de sucessivos acasalamentos.

O Buldogue Francês é um cão muito amável, paciente, fiel ao dono, dócil, corajoso, e muito afetuoso. É uma excelente companhia para todas as idades e é recomendável especialmente para donos atenciosos que gostam de estar sempre perto de seu animal. É um animal intransigente com estranhos de aparência suspeita sendo, portanto, um bom cão de alarme.

Adaptam-se muito bem a ambientes com pouco espaço, como apartamentos, para estes animais o requisito principal para estarem felizes é a companhia de seus donos.
No que diz respeito a sua educação, é importante demonstrar desde o início que ele divide sua vida, mas que nem por isso é seu dono. São animais muito sensíveis, mas nem por isso o dono deve ceder a todos os seus caprichos. Para que ele lhe obedeça é necessário apenas ser firme, porém respeitando sua sensibilidade.

Em geral é uma raça saudável, no entanto, podem apresentar problemas respiratórios durante o verão. Para precavê-los não o deixe só dentro de um carro, mesmo na sombra. Viaje com ele durante a noite, se seu carro não tiver ar condicionado. E para finalizar, não o deixe correr e brincar nas horas mais quentes do dia. Convivem bem outros animais se forem acostumado desde filhote. Pois possui um comportamento dominante e ciumento.

Sua pelagem necessita de escovações semanais para a eliminação de pêlos mortos.

---