Beagle

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Beagle

Grupo:
6 - sabujos
Nome de Origem
: Beagle
País de origem:
Grã-Bretanha
Registro FCI
: 161
Grau de Atividade
: Alto
Funções
: Companhia e caça


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: 33cm a 44cm.
Peso: 15kg.
Pêlo: Curto, denso e resistente.
Cores: Tricolor: branco, fulvo e preto; ou bicolor: branco e fulvo. Focinho e ponta da cauda brancos.


Seu nome teve origem de uma antiga palavra inglesa para designar todos os cães rastreadores de pequeno porte. Foi nome inicialmente utilizado para todos os outros cães que compartilhavam estas características com eles, só depois passou a ser usada para designar a raça propriamente dita. É uma das mais antigas raças da Grã-Bretanha, e já era mencionado desde o século III pelo bardo escocês “Ossian” em suas histórias. Atualmente é o cão sabujo mais difundido em todo o mundo. Esta raça deve grande parte de sua popularidade atual ao cartunista Charles M. Schultz, que criou o personagem Snoopy, um carismático cãozinho beagle, na década de 50.

Esta raça é muito ativa e não vive bem em apartamentos. Os cães desta raça necessitam de um bom espaço para se exercitar e passeios freqüentes para gastar sua energia.

São extremamente brincalhões, sendo uma das melhores raças que existem para famílias com crianças. Possui um temperamento ativo e é muito apegado ao dono, não gosta de ficar só e pode uivar em algumas ocasiões, inclusive de alegria no meio de algumas brincadeiras. Originalmente essa raça era criada em grandes matilhas, com dezenas de cães, por isso aprecia a companhia de outros cães. É um cãozinho determinado o que quase sempre quer dizer que será teimoso é o 72º na colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren, exigindo muito carinho e paciência se quiser adestrá-lo.

É um excelente caçador, portanto, não é recomendável essa raça para casas que possuam animais como gatos, coelhos, chinchilas ou hamsters, uma vez que seus instintos de caça são bastante fortes, contudo, exceções existem, especialmente se os cães forem acostumados com os outros animais da casa desde filhote, mas via de regra são caçadores natos.

Seu pêlo não requer tantos cuidados, basta apenas escovações semanais para a retirada de pêlos mortos. No entanto, maior atenção deve ser tomada com as orelhas, uma vez que devem ser limpas regularmente para evitar otites. Esta raça é conhecida por seu apetite, por essa razão sua quantidade de comida deve ser controlada para evitar que ele coma demais e tenha problemas de sobrepeso ou de obesidade.

---