Husky Siberiano

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Husky Siberiano

Grupo:
5 - Cães nórdicos de trenó
Nome de Origem
: Siberian husky
País de origem:
Estados Unidos
Registro FCI
: 270
Grau de Atividade
: Moderado a alto
Funções
: Companhia e tração


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: de 54cm a 60cm
Fêmea; de 51cm a 56cm.
Peso: Macho: de 20kg a 28kg
Fêmea: de 15,7kg a 23kg.
Pêlo: Médio, reto, sub-pêlo macio e denso.
Cores: Várias cores são permitidas, incluindo todos as nuances de preto, vermelho, branco puro, malhado (piebald). A marcação mais típica da raça é a combinação de alguma cor com o branco, formando manto e máscara.


O Husky siberiano é uma raça de origens muito antigas, seus ancestrais existem a mais de 2000 na região da Sibéria no leste da Rússia. Provavelmente estes belos cães de aparência lupina, chegaram ao continente americano acompanhando as pessoas através do estreito de Bering. No Alaska a raça foi desenvolvida por um povo próximo aos esquimós, os Chukchis. Criando a raça para ser um cão de tração resistente, rápido, capaz de sobreviver em condições rigorosas de frio e com pouca comida, sendo especialista no transporte de cargas leves, em alta velocidade através de grandes distâncias. Seu nome vem de uma palavra de origem canadense, na língua francesa falada no Canadá, “Husky” significa rouco e é um termo utilizado para designar todos os cães de voz rouca que puxavam trenós e não apenas os huskys siberianos.

Provavelmente esta palavra é uma derivação da palavra russa “Ruskii” que significa “russo”, já que esta era a nacionalidade dos ancestrais destes cães.

Esta raça é certamente a mais popular raça de cães de trenó em todo o mundo. Sua fama foi impulsionada principalmente em 1925, quando uma epidemia de difteria atingiu a cidade de Anchorage no Alaska. Devido às más condições do tempo aviões não podiam chegar até a cidade para entregar o soro e veículos não alcançavam a cidade por terra. Para salvar a cidade mis de 150 cães de trenó foram recrutados às pressas para entregar o soro, eles percorreram uma distância de 1054 Km em 5 dias até Anchorage.

Diversas raças de puxadores de trenó foram utilizados, mas os mais famosos foram às equipes de huskys siberianos liderados por Togo e Balto, que conduziram o soro pelos percursos mais longos e difíceis do caminho. Até hoje, para comemorar a salvação de Anchorage, é realizada anualmente uma corrida de cães de trenó no Alaska reproduzindo o caminho feito pelos cães em 1925, é chamada de Iditarod Trail e é o maior evento de cães de trenó no mundo.

É uma raça de cães rústicos, ativos e resistentes, possuem temperamento independente e são muito sociáveis. Um típico exemplar da raça jamais desconfia de desconhecidos, estes cães nunca devem ser utilizados como cães de guarda. São carinhosos e divertidos, uma companhia muito agradável, latem pouco, mas costumam uivar, esta raça é amigável com outros cães, mas que não se dá bem com outros animais pois possuem instintos de caçador bem desenvolvidos. Seu temperamento independente faz dele um cão relativamente teimoso, mas é muito inteligente, capaz de resolver os problemas do dia a dia sozinho é o 45ª da colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren. Embora seja manso com crianças e tenha bastante energia para gastar. Poderá frustrá-las as que esperam um cão mais receptivo, mas mesmo assim são excelentes companheiros para os donos certos.

Estes animais precisam de espaço e exercício físico para gastar sua energia, se deixados na ociosidade encontrarão outras maneiras de extravasar sua energia, provavelmente cavando e roendo. Seu pêlo deve ser escovado semanalmente, mas durante a muda a escovação deve ser intensa e diária. Cães desta raça podem estar sujeitos à incidência de problemas de catarata e atrofia progressiva da retina, problemas que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.


---