Maltês

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Maltês

Grupo:
9 - tipo Bichon
Nome de Origem
: Maltese
País de origem:
Itália
Registro FCI
: 65
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: de 21cm a 25cm
Fêmea: de 20cm a 23cm.
Peso: De 3kg a 4kg.
Pêlo: Longo e sedoso, sem ondulações e sem sub-pêlo.
Cores: Branco puro, porém é admitida a cor marfim pálido.


Acredita-se que o Maltês é uma das raças mais antigas do mundo, devido a suas origens remotas, existem muitas teorias que se conflitam sobre sua origem. O nome “maltês” ou “Bichon maltês” originou da ilha de Malta, porém, embora tenha esse nome, é possível que os malteses tenha sua origem na antiga cidade italiana de Melita. Alguns acreditam que a raça já existia na costa do mediterrâneo, onde caçava ratos, desde 800 a.C., enquanto outros acreditam que ela exista já desde 4.000 anos a.C. e que teria sido trazido da Ásia por povos nômades até as margens do Mediterrâneo de onde teriam sido espalhados pelos diversos portos e ilhas pelos fenícios. Contudo, todos concordam que o maltês sempre foi um cão de companhia por excelência.

Na antiguidade, acreditavam que esses cães possuíam poderes sobrenaturais e que ter um destes cães por perto ajudava na cura de doenças e prevenia o reumatismo. Tamanha era sua popularidade que havia luvas e cachecóis feitos com o pêlo destes cães; estes objetos eram portados como amuletos da sorte. De tão admirados, os malteses eram usados como moeda pelos marinheiros locais, e, acredita-se que foi desta maneira que chegou primeiramente à Europa, sendo trocado em portos por marinheiros vindos do Mediterrâneo. Relatos do século XV já atestam a sua presença na Europa. Seu pequeno porte, aliado às suas qualidades como cão de companhia e sua aparência vistosa e delicada fizeram dele um grande sucesso entre as damas da corte, sendo que a própria rainha Maria Stuart da Escócia tinha seus malteses. Esta raça foi utilizada durante a criação do Yorkshire terrier.

Este cãozinho é uma adorável companhia, que se adapta muito bem ao estilo de vida do dono, sendo um bom cão de apartamento. Seu temperamento é tranqüilo e terno, carinhoso e normalmente segue os donos por toda parte dentro de casa, pois não aprecia a solidão. Este raça não está entre as mais obedientes, é a 59ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren, exigindo paciência e dedicação por parte do dono. O maltês não é a companhia mais recomendada para crianças pequenas, pois certas brincadeiras das infantis podem machucá-lo ou incomodá-lo, contudo, crianças que possuem a consciência que um cãozinho não é brinquedo podem conviver plenamente bem com o maltês.

Os Malteses são genericamente uma raça saudável com poucos problemas genéticos. Alguns problemas vistos são luxação da rótula, White Shaker Dog Syndrome, shunt portosistémico do fígado e atrofia progressiva da retina. A média de vida está entre 13 a 15 anos.

Seu pêlo longo e sedoso necessita de cuidados diários para se manter sempre bonitos e evitar a formação de nós, além de tosa regular para aparar pêlos muito longos ao redor do ânus e entre os dedos o que pode incomodar o cão ou dificultar sua higiene.

Esta raça, assim como toda raça de pequeno porte deve manter uma boa higiene bucal para evitar a formação de tártaro nos dentes.

---