BullMastiff

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
BullMastiff

Grupo:
2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços;Seção 2.1 - Tipo Dogue/Mastife;
Nome de Origem
: BullMastiff
País de origem:
Grã-Bretanha
Registro FCI
: 157
Grau de Atividade
: Moderado a alto
Funções
: Companhia e guarda


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 61 a 69 cm.
Peso: De 45 a 59 kg.
Pêlo: Curto e duro, resistente a intempéries, bem assentado em todo o corpo.
Cores: Ruivo, fulvo e tigrado.


Essa raça foi desenvolvida na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XIX por fazendeiros e moradores das áreas rurais com intuito de conter as investidas dos caçadores e ladrões que ameaçavam suas propriedades. Os cães antes existentes eram considerados ineficientes para este tipo de tarefa, iniciaram-se então deste modo, diversos testes para tentar desenvolver uma raça de cães que fosse ao mesmo tempo valente e silenciosa, forte e resistente. Porém, apenas os filhotes nascidos dos acasalamentos entre o Mastiff Inglês e o antigo Bulldogue tinham as qualidades que se esperava. A combinação entre as raças gerou um cão forte e bastante destemido, menor do que o Mastiff Inglês, mas igualmente robusto, e graças ao sangue do Bulldogue, mais ágil do que o Mastiff.

Sua principal característica se dá por seu temperamento equilibrado e dócil. Apesar de ser um animal de grande porte, não necessita estar em atividades constantes. Porém, se recomenda passeios freqüentes, para que ele se mantenha em forma. Para manter seu temperamento equilibrado, o Bullmastiff requer a companhia dos membros da família e não costuma suportar bem longos períodos de solidão.

São excelentes companhias para crianças, uma vez que são muito resistentes calmos e tolerantes as brincadeiras mais abrutalhadas das crianças. Porém, como são cães pesados, pode machucá-las sem querer durante uma brincadeira mais forte. Por ser um cão de território, não costuma conviver bem com outros animais, necessitando ser acostumado desde filhote.

Os cuidados que se deve ter com o pelo são poucos, necessitando apenas de escovação freqüente para a retirada de pelos mortos. No entanto é necessário que se atente para a alimentação deste cão, uma vez que possui séria tendência a obesidade, necessitando de exercício físico e dieta regular.

Essa raça está sujeita algumas doenças genéticas como: torção gástrica, displasia coxofemoral, Entrópio, problemas que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

---