Basset Hound

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Basset Hound

Grupo:
6 - cães sabujos
Nome de Origem
: Basset hound
País de origem:
Grã-Bretanha
Registro FCI
: 163
Grau de Atividade
: Moderada
Funções
: Companhia e caça


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 33cm a 38cm.
Peso: De 25kg a 30kg.
Pêlo: Curto, liso e cerrado.
Cores: Tricolor de branco fulvo e preto, ou bicolor de branco e fulvo.


O Basset hound é o mais popular entre todos os cães bassets, muitas vezes é chamado apenas de “basset” apesar deste nome se referir a qualquer raça de cão que tenha pernas curtas em relação ao seu tipo (basset = baixinho, baixote). Esta raça foi desenvolvida na França a partir do século XVII através de cruzamentos selecionados.

Porém o padrão da raça só foi fixado em 1800 quando os criadores Lane e Le Coulteux na França conseguiram uma linha de sangue pura e de características homogêneas.

Este animal ganhou fama por suas longas orelhas caídas e “carinha triste”, tornou-se muito popular como cão de companhia depois da década de 70, antes disto era tido como um cão de caça especialista em animais de pêlo como a raposa e a lebre, possuía um olfato muito aguçado e por esta razão era muito apreciado pelos caçadores. Cães desta raça também têm um latido forte, melodioso e sonoro, usado para se comunicar com o caçador durante a caçada.

Possui temperamento calmo e afetuoso, muito amigável, nunca deve ser agressivo, esta é uma raça típica para a família. É conhecido por seu comportamento teimoso e determinado, esta é uma raça persistente e obstinada, exigindo muita paciência do dono. São bons cães de matilha, e convivem bem com outros cães, mas como são caçadores natos podem não se dar muito bem com outros animais de estimação como chinchilas ou coelhos.

Adaptam-se bem em pequenos ambientes como apartamentos, no entanto, deve ser levado para passear diariamente. Exercícios diários são muito importantes para a raça, pois se deixado na inatividade, ou com alimentação inadequada, este cão pode desenvolver problemas de sobrepeso e até de obesidade. O excesso de peso pode ocasionar diversos problemas de saúde , sobretudo em cães de coluna comprida.

Estes cães não gostam do calor excessivo e devem ter sempre sombra e água fresca a sua disposição. Sua pelagem deve ser escovada regularmente para a retirada de pêlos mortos, além disto o dono deve cuidar muito bem da higiene das orelhas para evitar problemas de otite. Esta raça pode apresentar incidência de torção gástrica e entrópio, problemas que podem ser evitados com a boa escolha do filhote e dos pais da ninhada.

---