Cocker Spaniel Inglês

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Cocker Spaniel Inglês

Grupo:
8 - cães levantadores de caça
Nome de Origem
: Cocker spaniel
País de origem:
Grã-Bretanha
Registro FCI
: 5
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia e caça


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: de 39cm a 41cm
Fêmea: de 38cm a 39cm.
Peso: De 12kg a 14,5kg.
Pêlo: Curto na face semilongo longo no corpo, sedoso e franjado.
Cores: Unicolor reto, preto e fogo ou dourado, particolor (branco com manchas), pode apresentar cores salicadas (belton).


Essa raça é descendente direta do antigo grupo dos spaniels ingleses, que já existe desde 1300. A raça cocker spaniel inglês é apenas uma das várias raças que se originaram deste grupo, mas uma das mais populares atualmente. Tornaram-se muito populares entre os caçadores ingleses da sua época, devido ao seu olfato apurado e seu tamanho compacto que o tornara capaz de se mover mais livremente entre a vegetação fechada (o que não assustava a caça). Sua especialidade era caçar aves, especialmente a galinhas, recebendo dessa ave o seu nome (woodcock em inglês).

Diferentemente, dos cães de aponte, que indicavam ao caçador onde está a presa, o cocker localizava e espantava as aves, forçando-as a voar para que ficassem ao alcance da mira dos caçadores ou ao alcance dos seus falcões, que recolhia a presa depois de abatida.

A raça se é aparentada com a raça Springer spaniel, sendo que na sua origem ambas eram uma. Dentro de uma mesma ninhada os filhotes menores eram chamados de cocker porque seriam mais hábeis na caça à galinhola e os maiores denominados de springer. A separação entre as duas raças só se deu no século XIX.

De porte belo, simpático e amável, este cachorro rapidamente conquistou seu espaço com cão de companhia se tornando muito popular no mundo todo. É vivo e curioso, gosta de fuçar, especialmente áreas com vegetação. É um bom cão para casas com crianças, pois é paciente, brincalhão e equilibrado, além disso, é bastante adaptável ao estilo de vida do seu dono e não costuma latir muito, o que o torna bom para apartamentos desde que seja exercitado regularmente e receba atenção das pessoas da casa. É um cão bastante sociável e não gosta de ser deixado sozinho por muito tempo. É uma raça inteligente de fácil adestramento, ocupando a 18ª posição no ranking de inteligência canina de Stanley Coren.

Sua pelagem necessita ser escovada regularmente, de duas a três vezes por semana.

Além disto o dono deve cuidar da higiene das orelhas para evitar problemas de otite. A alimentação de um cocker também deve ser vigiada, pois a raça é dona de um bom apetite e pode engordar, ocasionando problemas de obesidade, caso não seja alimentada corretamente. Além disto a raça pode apresentar problemas de catarata e de Atrofia progressiva da retina, ambos são problemas de origem genética que podem ser evitados com a boa escolha do filhote e dos pais da ninhada.


---