Fila Brasileiro

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Fila Brasileiro

Grupo:
2 Seção: 2 Molossóides tipo mastiff
Nome de Origem
: Fila Brasileiro
País de origem:
Brasil
Registro FCI
:
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia e guarda


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Machos: 65 a 75 cm e fêmeas: 60 a 70 cm.
Peso: Machos: 50 kg e fêmeas: 40 kg.
Pêlo: Pêlo curto, macio, grosso, bem assentado.
Cores: As cores mais comuns são: castanho, preto, marrom escuro.


Existem várias teorias que discutem sobre a origem do Fila Brasileiro, porém, a teoria mais aceita atualmente é a que reconhece que, durante o período de colonização portuguesa, muitos cães foram trazidos dos Açores pelos colonos. Estes cães pertenciam à raça Fila de Terceira ou Fila Terceirense. Eram resultados de cruzas com outras raças como o Bloodhound, o Mastiff e o Antigo Bulldog, também chamado Doggen Engelsen.A primeira aparição da raça em exposições ocorreu no ano de 1946, em um evento do Kennel Clube Paulista. Nesta ocasião, dois exemplares (chamados Bumbo da Vila Paulista e Rola da Vila Paulista) inauguraram a participação do Fila.

É uma raça de cão de grande porte desenvolvida no Brasil. São excelentes cães de proteção, cães de guarda e cães de guia. Foi a primeira raça brasileira a ser reconhecida internacionalmente pela FCI, este animal é um personagem da história do Brasil desde os tempos do descobrimento, quando ajudou os colonizadores na conquista de nosso território. Hoje a raça retorna ao seu posto de orgulho da criação nacional ao ganhar campeonatos mundiais representando o Brasil.

Seu porte e o andar quase felino são suas características físicas mais marcantes. Esta raça também é conhecida pela fidelidade e devoção extremas ao dono, características comportamentais mais desejadas como um cão de guarda.
Esta raça até pode adaptar-se bem a apartamentos, nos entanto é recomendável que desfrute de um bom espaço, por ser um cão de grande porte. É um animal que necessita de exercícios freqüentes.

É um animal normalmente saudável, no entanto existem doenças que são comuns à raça que está ligada a seu porte. São elas: Displasia coxofemoral e Torção gástrica problemas que podem ser evitadas com a escolha consciente da ninhada. Os cuidados com sua pelagem são mínimos, necessitando somente uma escovação freqüente para a retirada de pêlos mortos.


---