Rottweiler

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Rottweiler

Grupo:
2 - tipo dogue
Nome de Origem
: Rottweiler ou Rottweiler Metzgerhund
País de origem:
Alemanha
Registro FCI
: 147
Grau de Atividade
: Moderada
Funções
: Companhia, guarda e cão policial


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 61cm a 68cm
Fêmea: de 56cm a 63cm.
Peso: Macho: cerca de 50kg
Fêmea: Cerca de 42kg.
Pêlo: Curto a médio, liso, cerrado com sub-pêlo.
Cores: Preta e fogo.


O Rottweiler é uma raça muito antiga, existindo distintas teorias sobre suas origens. Alguns acreditam que o rottweiler é uma raça tipicamente alemã, descendente do boiadeiro Bávaro, atualmente extinto, enquanto outros defendem que ele seria descendente dos molossos romanos que acompanhavam as tropas através dos Alpes, fazendo a guarda e conduzindo os animais, outros ainda sustentam que suas origens seriam bem mais antigas e que o rottweiler seria desecendente de cães aparentados com o dogue do Tibete que se espalharam pela Europa seguindo soldados que retornavam de campanhas na Ásia. Apesar das dúvidas sobre seu passado, o rottweiler ganhou seu nome em homenagem a cidade de Rottweil na Alemanha, onde, durante a Idade Média, além de conduzir rebanhos, defendia os comerciantes de gado contra bandidos. Posteriormente foi adotado como o cão de trabalho dos açougueiros e acabou passando de sua função original de cão boiadeiro e de pastoreio para cão de guarda. Atualmente está entre as mais populares raças de cães de guarda que existem no mundo. A raça já esteve próxima da extinção no início do século XX, mas foi salva quando foi adotada como cão policial na Alemanha, juntamente com o pastor alemão e o airedale terrier.

É um cão leal, corajoso e com instinto dominador, especialmente o macho, o rottweiller. Este cão é um “reflexo de seu dono” e nunca deve ser criado de maneira brutal ou caso contrário se tornará perigoso. Muito já foi dito a este respeito em todo o Brasil, inclusive com tentativas por parte de alguns governos de proibir a criação desta raça, mas o que não se fala normalmente é que o rottweiler é um cão leal e afeiçoado a sua família, paciente com crianças, desde que seja criado junto com elas, e uma boa companhia que só se tornará perigoso nas mãos erradas. Além disto esta raça é muito inteligente e obediente é a 9ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren e possui um grande potencial para diversas funções como cão militar, cão policial e cão de guarda. Este cão é equilibrado e possui um forte instinto territorial, é um animal tranqüilo, resistente, robusto e dedicado a sua família, seu amadurecimento psíquico só ocorre depois dos dois anos de idade.

Embora possa se adaptar a vida em apartamentos (com passeios diários) o rottweiler vive melhor em locais com grande espaço para se exercitar. Seu pêlo, embora seja de comprimento de curto a médio, deve ser escovado com freqüência. Essa raça pode estar sujeita a doenças como displasia, um problema genético que pode ser evitado com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada. Um outro sério problema enfrentado pela raça atualmente é a sua alta popularidade que fez surgirem no Brasil diversos criadores que criaram Rottweilers mais agressivos que o normal. É muito importante tomar cuidado durante a escolha de um filhote desta raça para não adquirir filhotes com desvios de comportamento, o verdadeiro Rottweiler é um cão equilibrado e carinhoso com sua família, mas desconfiado com estranhos e defensor de seu território.

---