Bichon Frisé

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Bichon Frisé

Grupo:
9 Seção: 1 Bichons e raças semelhante
Nome de Origem
: Bichon à Poil Frisé
País de origem:
França/Bélgica
Registro FCI
:
Grau de Atividade
: Alto
Funções
: Companhia


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 20 a 30 cm.
Peso: De 3 Kg a 6 Kg.
Pêlo: Fino, sedoso, ondulado, com sub pêlo, muito solto, enrolado em cachos, de 7 a 10 cm.
Cores: Branco puro – sólido, pode apresentar manchas creme, abricó ou cinza, numa proporção de no máximo 10% de coloração.


O Bichon Frisé é um cão alegre, carinhoso, ativo, divertido e muito sociável com pessoas e com outros cães sendo muito utilizado em terapias humanas que envolvem a presença de animais. Este animalzinho adora uma companhia e jamais desprezam o calor de um colo ou uma boa brincadeira. Tem aparência semelhante à de bichinhos de pelúcia. Ativo, traz alegria ao ambiente, mas não exige atenção constante para brincar. O traço fundamental de sua personalidade é a doçura, a sensibilidade, a sutileza no dar e receber. Consegue, até a velhice, manter as características de um filhote.

Quando filhote possui um pêlo tosquiado com manchas rosadas em algumas partes do corpo. Tais manchas podem ou não sumir, dependendo de sua genética. O Bichon Frisé quando adulto tem o pêlo normalmente branco puro, com vestígios ou não das manchas.
Sua aparência leva muitas pessoas a confundi-lo com um Poodle. Na verdade o Bichon é resultado do cruzamento do Poodle e o Maltês. O porte é semelhante ao do Maltês, como a textura de seu pelo macio. Entretanto, o pêlo cheio e encaracolado o levou a ser chamado como seu nome atual. Bichon Frisé, em francês é algo como "Bicho Encaracolado".

Esse animal se adapta bem a pequenos espaços, sendo ideal para apartamentos, o pouco pêlo que solta acaba ficando retido na escova e não suja o ambiente. Ele é cão fiel e extremamente fiel e dependente de seu dono.

Sua pelagem necessita de no mínimo duas horas semanais, entre escovações banho e secagem. Caso contrário, ela ficará embolada e sujeita a abrigar pulgas e outros parasitas. Mantenha os ouvidos do Bichon sempre limpos, o que se faz com uma haste flexível com algodão umedecido com álcool, pois suas orelhas compridas e caídas são propensas á infecções (otite).

---