São Bernardo

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
São Bernardo

Grupo:
2 Seção: 2 Molossóides tipo montanha
Nome de Origem
: St. Bernardshund
Bernhardiner

País de origem:
Suíça
Registro FCI
:
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia, resgate e guarda


C
ARACTERÍSTICAS DA RAÇA
Altura: Machos 70 cm e Fêmeas 65 cm.
Peso: Peso: De 60kg a 100kg.
Pêlo: Pêlo curto: dupla: densa, pelo liso, macio e resistente. Coxas moderadamente revestidas. Mais densa e longa na raiz da cauda, diminuindo ligeiramente até a extremidade. A pelagem da cauda é densa, sem formar bandeira. Pêlo longo: à única diferença e o pêlo moderadamente longo, liso ou levemente ondulado, nunca encaracolado ou crespo e mais assentado O pêlo do dorso, do lombo a garupa, geralmente é mais ondulado. A pelagem da cauda é densa, e o pêlo é moderadamente longo. Na face e nas orelhas o pelo é curto e macio, permitindo-se o pelo um pouco mais longo na base das orelhas. Membros anteriores ligeiramente franjados e, nas coxas, o pêlo é abundante formando culotes.
Cores: Branco e vermelho em várias tonalidades ou com predominância do vermelho sobre o branco. Manchas matizadas com marcações em branco.


A origem da raça tem a ver com o Albergue, no cimo do Passo do Grande São Bernardo, a 2469 m de altitude, que foi fundado no Século XI, para oferecer refúgio aos viajantes e peregrinos. A partir da metade do século XVII, os monges do Albergue, muniram-se de cães grandes, do tipo de cão de montanha, destinados a guarda e defesa. A presença de cães no Albergue do Grande São Bernardo é confirmada por documentos iconográficos que datam de 1695 e por uma nota nas atas do Albergue, do ano de 1707. Desde então, esses cães foram utilizados para acompanhar os viajantes, e principalmente, para encontrar e salvar aqueles que se perdiam na neve e no nevoeiro. As crônicas, publicadas em numerosas línguas, sobre o modo como estes cães salvaram um grande número de vidas humanas da morte branca, e dos testemunhos de soldados que em 1800, atravessavam o Passo com o exército de Napoleão Bonaparte, espalharam no século XIX a fama do cão de São Bernardo por toda a Europa.

Esta raça é originária dos Alpes Suíços. Foi originalmente utilizado para ser um cão de trabalho e de resgate. São conhecidos pela sua lealdade e vigilância, sendo tolerante com crianças e outros animais. Por causa dessas características, se tornou um verdadeiro cão de família. Também podem ser bons cães de guarda, pois seu tamanho pode intimidar estranhos, apesar de seu temperamento dócil.

Possui um caráter amável e temperamento calmo, é ativo e vigilante. É um cão muito dócil e confiável excelente para as crianças, tanto que é conhecido nos Estados Unidos como o "Babysitter Dog". Adora brincar e é extremamente afetuoso. É um animal extremamente fiel e adora passeios. Mas cuidado, pois se sair para passear com estranhos e ver se dono vai correndo ao seu encontro, daí pelo seu tamanho não há quem o segure.

O São Bernardo necessita de certos cuidados. Devem ser escovados com freqüência, principalmente na altura da muda de pelo. Esta raça possui uma tendência à obesidade, portanto dever ter uma alimentação balanceada. Adaptam-se com alguma facilidade a climas mais quentes, no entanto deve sempre ter à sua disposição água fresca em abundância. De um modo geral, o São Bernardo é um cão muito saudável. No entanto existem algumas doenças genéticas que são comuns à raça como displasia da anca e do cotovelo - Torção e dilatação gástrica, dermatites, problemas que podem ser evitados com a escolha consciente dos filhotes e dos pais da ninhada.


---