Daschund

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Daschund

Grupo:
4 - teckel
Nome de Origem
: : Teckel ou Kurzhaar Dachshund
País de origem:
Alemanha
Registro FCI
: 148
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia e caça


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 26cm a 37cm, dependendo da variedade.
Peso: Padrão: até 9kg, anão: até 4kg e miniatura: até 3,5kg.
Pêlo: Pêlo curto..
Cores: Fulvo, amarelo, mosqueados ou não, preto e fogo, arlequim.


Algumas teorias afirmam que as raízes do Dachshund remontam ao Antigo Egito, onde há gravuras de cães de caça de pernas curtas. O Dachshund surgiu de cruzamentos de raças européias, e inclui tipos como hounds e terriers da Alemanha, França e Inglaterra. Estes animais foram mantidos nas cortes reais em toda Europa, incluindo a da Rainha Vitória, que era particularmente apaixonada pela raça.

São animais rústicos, corajosos e resistentes, possuem temperamento independente e podem ser dominadores com relação a outros cães. É um bom cão de companhia, amável e afetuoso, a tal ponto que pode vir a ter ciúmes de seu dono. Possui temperamento alegre e brincalhão, (variedade de pêlo curto é a mais ativa de todas). A raça, por seu comportamento determinado e independente é normalmente considerada teimosa, sendo a 49ª na colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren, porem, adapta-se com facilidade aos hábitos da casa.

Adaptam-se bem a pequenos espaços como apartamentos, desde que possa ter passeios freqüentes, de preferência diários, para se exercitarem. Devido a sua coluna comprida, nunca deve ser estimulado a saltar de locais altos ou subir e descer escadas e nem deve ser segurado pelos seus donos de maneira que force a coluna, ou isto pode ocasionar traumas nas vértebras.

Os cuidados com sua pelagem não são muitos, necessitam apenas de escovações semanais para a retirada de pêlos mortos. Necessitam de mais atenção na região da orelha, mantendo uma boa higiene, para evitar problemas como otite. Seus dentes também devem ser escovados com freqüência para evitar o acumulo de tártaro. Esta raça pode vir a ter problemas de obesidade ou sobre-peso que podem ser evitados com a alimentação correta e com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.



ALBÚM DE FOTOS

---