Border Collie

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Border Collie

Grupo:
1 - cães pastores
Nome de Origem
: Border Collie
País de origem:
Grã-Bretanha
Registro FCI
: 297
Grau de Atividade
: Alto
Funções
: Companhia e pastor


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: de 50cm a 55cm
Fêmea: de 47cm a 52cm.
Peso: De 15kg a 20kg.
Pêlo: Pêlo Semilongo: Semilongo denso e de textura média, com subpêlo macio. Juba, culotes e cauda em pincel. Pêlo curto: Curto denso e de textura média, com subpêlo macio.
Cores: Marcas brancas no ventre, colar, patas, ponta da cauda e focinho. A cor mais comum é o preto, mas também apresentar outras cores.


Esta raça é relativamente jovem, foi desenvolvida durante o século XIX. Este “collie da fronteira” se desenvolveu na região de fronteira entre a Inglaterra e a Escócia, no norte da Grã-Bretanha. Embora a criação da raça date do século XIX, seus ancestrais já estavam presentes na região desde a Idade Média, onde trabalhavam junto com os criadores de ovelhas demonstrando incrível capacidade no trabalho. A capacidade de trabalho dos border collies sempre foi tão importante em sua terra natal que os criadores selecionavam os reprodutores por seu desempenho no pastoreio e não por sua aparência, até hoje, clubes especializados e admiradores da raça se esforçam para preservar as habilidades de pastor do border collie.

O border collie é um pastor nato, caso não tenha ovelhas nem gado para pastorear irá direcionar seus instintos de pastor para outros animais e até para as crianças da casa. Quando trabalha com o rebanho o border collie possui um método único de lidar com os animais, ele fixa o olhar no rebanho e se aproxima agachado, como um lobo ou cão de caça, sem nunca desviar o olhar do animal que parece “hipnotizado” pelo cão, os criadores chamam esta característica do border collie de “power eye” que significa “olhos poderosos”.

Estes animais são cães ativos e dinâmicos, muito trabalhadores e donos de uma grande inteligência e capacidade de aprendizado são o 1ª na colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren. São afetuosos com seus donos e reservados com estranhos. Além disto, possuem um excelente olfato e agilidade, sendo uma das melhores raças de cães pastores para lidar com ovelhas do mundo. Por seu temperamento carinhoso e brincalhão o border collie foi classificado como uma das melhores raças para famílias.

Este cão necessita de exercícios freqüentes, pois, caso não possa gastar sua grande energia se tornará um cão problemático, o mesmo ocorre com sua grande inteligência, que se não for estimulado pode ficar entediado e desenvolver problemas de comportamento. É um bom cão de companhia para os donos que saibam como criá-lo. A raça apresenta duas variedades uma de pêlo semilongo, outra de pêlo curto, sendo que a de pêlo semilongo é a mais conhecida devido à participação em filmes como “Babe o porquinho” e campanhas publicitárias como a do “Unibanco”, em ambas as variedades o pêlo deve ser escovado regularmente. A raça é considerada saudável e resistente, porém pode estar sujeita a alguns problemas genéticos como a atrofia progressiva da retina e a “CEA” ou Collie Eye Anomalie (Anomalia do olho do collie) que pode atingir cães das raças do tipo collie e causar cegueira, contudo estes problemas podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

---