Diabetes

Menos comum em animais que em humanos e com maior incidência nas fêmeas, o Diabetes geralmente acomete animais já considerados idosos, ou seja, a partir dos 8 anos de idade.

Dentre as causas desencadeadoras da doença estão predisposições genéticas, pancreatite, algum tipo de debilidade do organismo e a obesidade (que é um dos fatores de resistência à insulina).

Os sintomas do Diabetes são semelhantes em todas as espécies de animais, porém nem todos os animais apresentam os mesmos sintomas. Via de regra, os sinais clínicos são emagrecimento, ingestão de maior quantidade de água, além de o animal passar a urinar mais e com maior freqüência que o habitual. Entretanto, em vez de emagrecerem, alguns animais apresentam aumento de apetite ou podem, até mesmo, apresentar sinais de catarata (que não é um sintoma característico do Diabetes).

Uma vez diagnosticada a doença, inclusive através de exames, da mesma forma como ocorre com os humanos, o tratamento é baseado, sobretudo, na insulina que deverá ser utilizada, em animais diabéticos, ao longo de toda a vida sendo que a intensidade, quantidade e a forma pela qual o tratamento deverá ser realizado são decididas e supervisionadas pelo veterinário.

É importante que se saiba que quanto antes a doença for diagnosticada e devidamente tratada, a expectativa e a qualidade de vida dos animais diabéticos podem ser idênticas às dos animais sadios.

Embora não seja considerada uma doença grave, podendo ser facilmente controlada, o Diabetes pode ser facilmente prevenido bastando para isso alguns cuidados como garantir que o animal seja alimentado de forma balanceada (com rações), evitar que sejam alimentados com comidas caseiras, que são muito gordurosas, evitar doces, etc. Enfim, alimentar animais somente com alimentos próprios para animais.

As atitudes citadas acima são importantes pois, além de evitar que o animal torne-se diabético evitam, ainda, que venham a se tornar obesos. Nesse sentido, é recomendável que os animais pratiquem algum tipo de atividade física (sempre de acordo com o limite de cada um) além dos cuidados quanto à alimentação.

Dra.Milagros Guadalupe Perera

CRMV 15.742 - milamgp@hotmail.com




---