Dirofilariose

Doença causada por um verme chamado dirofilária que se desenvolve dentro do coração dos cães, podendo atingir até 35 cm de comprimento.

A dirofilária causa obstrução à passagem do sangue por habitar o coração e vasos sanguineos. Com isso, o coração terá que trabalhar mais e com mais força, ocorrendo enfraquecimento do músculo cardíaco que irá dilatar-se. Consequentemente observa-se cansaço, tosse, dificuldade respiratória, perda de peso, desânimo e em fase adiantada da doença o abdomen se apresenta maior.

O cão é infectado pela picada de um mosquito infectado que infecta-se ao picar um cão que apresenta a doença e pode conviver com o verme durante anos sem apresentar sinal evidente. Porém, quando esses sintomas aparecem, a doença já está em estado avançado.

Existem tratamentos para a dirafilariose, como exames específicos que detectam a presença de larvas jovens da microfilária na corrente sanguínea. Se existem larvas jovens, isso indica a presença do verme adulto; é nesse estágio que o tratamento é iniciado. Mesmo eliminando o verme, os danos causados ao coração podem ser irreversíveis.

A melhor maneira de evitar a doença é através de um esquema preventivo de tratamento. Existem drogas que matam as pequenas larvas que são transmitidas para o cão através da picada do mosquito, impedindo que a doença se desenvolva.

Animais que habitam ou frequentam o litoral devem receber o tratamento preventivo desde filhotes.

Somente o veterinário está apto a decidir sobre a necessidade de se fazer a prevenção contra a dirofilariose.

Dra.Milagros Guadalupe Perera

CRMV 15.742 - milamgp@hotmail.com




---