Chihuahua

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Chihuahua

Grupo:
9 - tipo chihuahua
Nome de Origem
: Chihuahua
País de origem:
México
Registro FCI
: 218
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 16 a 20cm.
Peso: De 1 a 3,5kg.
Pêlo: Variedade de pêlo longo: Longo, fino, não muito denso, liso ou levemente ondulado, curto na cabeça, na parte frontal dos membros e na ponta das orelhas, possui sub-pêlo.
Variedade de pêlo curto: Curto, brilhante, junto e assentado, um pequeno colar no pescoço é desejado, possui sub-pêlo.
Cores: Todas.


Seu nome se deve à região de Chihuahua no Norte do México, onde se acredita que a raça teria surgido. Acredita-se que o chihuahua é descendente de pequenos cães criados pelos Toltecas, um povo que habitou o México antes dos Astecas. Esses pequenos cães eram chamados “Techichi” e eram apreciados como amuletos traziam felicidade a casa e à família. Eram considerados sagrados, guias espirituais e eram muitas vezes sacrificados em homenagem aos deuses e sua carne consumida como alimento sagrado.

Contudo, existe uma teoria que considera as origem do Chihuahua verdadeiramente asiáticas. É possível que os cães criados pelos toltecas e pelos astecas tenham chegado até a América em navios asiáticos, principalmente provenientes da China, que realizavam comércio com o continente antes da chegada dos europeus. Independente das origens remotas da raça sabe-se que o mesmo foi criado no México durante séculos, sendo vendido para turistas como souvenir mexicano, durante o século XIX.
Essa é a menos raça existente, possui olhos grandes e uma cabeça grande e redonda, com formato de “maçã” típico da raça e que lhe dá uma aparência infantil muito apreciada pelos seus donos e admiradores. Existem duas variedades de acordo com a pelagem, o chihuahua de pêlo curto e o Chihuahua de pêlo longo. A variedade de pêlo curto é a mais antiga e a variedade de pêlo longa, mais rara, só foi desenvolvida posteriormente, quando a raça foi levada para a Europa e é derivada da mistura do chihuahua com o Spaniel anão continental da variedade “Papillon”.

O Chihuahua é um animal, corajoso, ousado e resistente. A raça tem temperamento independente e orgulhoso, não sendo considerado um cão obediente pé o 67ª na colocação do ranking de inteligência canina de Stanely Coren. Exigindo, portanto, paciência do seu dono. A raça também late bastante e pode ser um bom cão de alarme, além de um agradável companheiro, porem deve ser desencorajada a latir desde cedo para que o hábito não vire um incômodo. O Chihuahua é um cão muito apegado ao seu dono, chegando mesmo a ser possessivo e ciumento o que pode gerar “desentendimentos” com outros cachorros da casa, se houverem. O Chihuahua não costuma conviver bem com crianças pequenas, pois não são muito pacientes e as crianças podem machucá-los, mesmo sem querer, com suas brincadeiras. Sua manutenção é bem simples e não necessita de exercícios freqüentes.

O chihuahua é um excelente cão de apartamento. Essa raça não gosta muito do frio e podem vir a precisar de agasalho em regiões muito frias. Seus donos devem cuidar dos olhos que por serem grandes e salientes podem estar sujeitos a se machucarem batendo em galhos ou espinhos. Esta raça, assim como toda raça de pequeno porte deve manter uma boa higiene bucal para evitar a formação de tártaro nos dentes. Como a raça é muito pequena, é recomendada que os filhotes só tomem banho após a aplicação das vacinas, por volta dos quatro ou cinco meses de idade. Apesar de ser considerado a menor raça de cachorro existente, ainda assim existem muitas pessoas criando e vendendo filhotes menores que o normal, estes cães super reduzidos são mais frágeis e mais sujeitos a problemas de saúde, é preciso cuidado na hora da escolha do filhote para evitar problemas futuros.

---

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho um chihauhua.
E e muito dificil encontra coleira pra essa raça que e muito pequena.
Eu axo que devia ter mais casas de rações vendendo coleiras que si adaptace a bichinhos tao pequenos.
Pra mim compra uma coleirinha que si adaptace a ele,eu tive que compra em uma loja de rockeiro aquelas puseirinhas pra humano..seriokkkkkkk...

Assim fica dificil('.')
beijaooo


Eu amo meu CHIHAUHUA...MAX....

Shileide Silva disse...

Adoraria um cão assim!!!

Unknown disse...

Eu tenho 2 e sou muito feliz com eles

Postar um comentário