Boxer

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Boxer

Grupo:
2 - tipo dogue
Nome de Origem
: Deutscher boxer
País de origem:
Alemanha
Registro FCI
: 144
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia, guarda, policial e cão-guia


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: Macho: de 57cm a 64cm
Fêmea: de 53cm a 60cm .
Peso: De 25 kg a 30 kg.
Pêlo: Raso, cerrada, de aparência brilhante.
Cores: Fulva ou rajada, com marcações brancas e máscara preta.


O Boxer é uma raça descendente de antigos cães germânicos prognatas denominados de Beissers, estes cães eram utilizados na caça de animais de grande porte. Eram divididos em três tipos distintos, o Bullenbeisser, o Büffellbeisser e o Bärenbeisser.

Estas variedades estão atualmente extintas, mas o bullenbeisser, menor dos três tipos, seu tornou muito popular na Inglaterra como cão gladiador que freqüentemente combatia com touros originando o buldogue inglês (o tipo antigo, não a raça como a conhecemos hoje). Este buldogue antigo foi trazido de volta à Alemanha para ser cruzado com descendentes dos Bullenbeisser, que haviam se tornados raros em seu país de origem, numa tentativa, por parte dos alemães, de restaurar o aspecto original da raça que havia se perdido com o tempo. Destes cruzamentos realizados na Alemanha, surgiu o boxer.

Essa raça chegou a ser treinada como cão militar, no entanto acabou sendo substituída por outras raças nesta função, sendo adotado principalmente como cão de guarda e de companhia em todo o mundo. É um anima dinâmico e dominador, é muito leal ao dono e bastante corajoso. Também é muito brincalhão mesmo depois de adulto o que, aliado a sua grande paciência fazem dele uma boa opção para quem quer um cão para crianças. É um cachorro muito ligado à família e desconfiado com estranhos, sendo um bom cão de guarda.

A raça é considerada inteligente, porém deve-se saber como educá-lo, sua educação deve começar desde filhote o dono, portanto deverá ser muito firme e paciente para que ele se habitue a obedecer (o Boxer ocupa a 48ª posição no ranking de inteligência canina de Stanley Coren). Embora o Boxer precise de exercícios para manter-se em forma, há inúmeros relatos de boxers que vivem bem em apartamentos. O ideal é que o cão tenha alguma atividade física freqüente, como passeios diários.

Os cuidados com o pêlo desta raça são mínimos, escovações semanais são suficientes para manter o pêlo limpo. O banho só deve ser dado, quando for extremamente necessário, uma vez que reduz a oleosidade natural de sua pele (que lhe confere proteção).

Boxers são suscetíveis a tumores. Entre seus possíveis problemas de saúde também estão a displasia coxofemoral e a cardiomiopatia, porém pode ser evitado com a escolha consciente do filhote.

---