O lugar


O objetivo básico por trás de todas as técnicas que ensinam seu animal a fazer as necessidades no local certo é comunicar a ele que você deseja que ele vá a um local em vez de a outro. Alguns animais têm uma preferência natural pelo uso de um certo tipo de superfície ou substância (por exemplo, os gatos e a caixinha de areia), ao passo que outros devem ser adestrados a usar uma substância específica (por exemplo, cães e grama).

Para ensinar seu animal a ir ao lugar certo, você vai ter de ficar sempre de olho nele. Quando ele for ao tipo correto de superfície ou ao local correto, elogie-o. Tente impedir que ele vá a locais errados, em vez de corrigi-lo após o problema já ter acontecido. Adestramento tem muito mais a ver com prevenção do que com correção.

Você já percebeu que seu cachorro gosta de se meter debaixo do alpendre ou de sua cadeira favorita? Os cães se sentem confortáveis e seguros em espaços pequenos e fechados. Muitos gatos também são assim e gostam de dormir em caixas de papelão ou naqueles pequenos alojamentos próprios para gatos. A maioria dos animais que se escondem em tocas na natureza, como os cães e os gatos, pode aprender a fazer as necessidades no local certo. Eles têm um desejo natural de ser limpos, e por isso não querem sujar o local onde dormem, comem ou brincam. E você, por sua vez, pode usar esse fato a seu favor na hora de ensinar a ele.

Ao treinar um cachorro, o objetivo costuma ser ensinar o animal a fazer suas necessidades em locais abertos. Mas com animais muito jovens, muito pequenos ou que sempre ficam dentro da casa, o "banheiro" pode assumir outras formas.

Dicas para ensinar a fazer tudo no local correto

É possível adestrar seu cachorro a liberar seus excrementos com um comando seu se usar uma palavra ou frase chave, como "cocô" ou "xixi" quando ele for ao local certo. Quando for a hora de ele fazer as necessidades, não fique andando. Pare em um lugar para ele saber que vocês não estão ali a passeio.



Ensinar a ir ao cercado

Ensinar o animal a ir para o cercado provavelmente é a maneira mais fácil e eficaz de educar os cães, já que tira vantagem do instinto natural que eles têm de viver em tocas. O cercado basicamente funciona como uma toca doméstica e a maioria dos cães não irá sujar sua toca por vontade própria. Usar um cercado irá evitar que ele excrete (e destrua tudo) quando não for possível ficar de olho nele.
Para ensinar seu bichinho a ficar no cercado, o primeiro passo é escolher um cercado de tamanho apropriado. Existem dois tipos básicos de cercados: o de plástico, usado por companhias aéreas e que é totalmente fechado, e o de metal, que pode ser dobrado.

Importante

Nunca coloque um animal no cercado sem tirar a coleira ou a focinheira dele, já que ele pode ficar preso e se machucar. Como mostra o exemplo abaixo o cão adulto utiliza uma coleira, e acidentalmente pode ficar enroscado na grade.




A escolha vai depender de sua preferência pessoal. Se acha que pode viajar com seu cachorro algum dia, provavelmente vai querer o de plástico. Se decidir usar o de metal, pode ser bom colocar um cobertor ou lençol sobre a parte traseira, para que o cãozinho se sinta mais fechado e seguro. Coloque algum tipo de caminha ou cobertor dentro do cercado para o cachorro se sentir mais confortável.

O cercado não deve ser usado para punir o animal, já que ele deve enxergar esse cercado como sua casa especial. Ajude seu cão a se sentir bem no cercado dando-lhe uma pequena recompensa sempre que ele entrar, além de alimentá-lo lá dentro.

Também é necessário ensinar às crianças da casa que o cercado é o "local particular" do cachorro e que elas devem respeitar a privacidade dele quando ele estiver lá dentro.

Ao mostrar o cercado pela primeira vez, jogue algum tipo de agrado (alguma comida que ele goste) lá dentro e deixe que ele vá pegá-la. Deixe a porta aberta. Quando ele parecer feliz de entrar no cercado, feche a porta por curtos períodos e deixe que ele saia em seguida. É importante que você só o deixe sair quando ele estiver quieto e se comportando bem, pois se deixá-lo sair quando estiver latindo ou arranhando as paredes, vai estar recompensando seu comportamento errado. Pode ser duro ignorar o filhote chorando, mas é melhor sofrer um pouco agora do que sofrer muito por muito tempo. Se não resistir, você vai acabar ensinando a ele que ser barulhento é o segredo para sair.

Assim como as pessoas, os animais precisam "ir ao banheiro" após acordar, após comer e algumas outras vezes durante o dia. Ao deixar o cãozinho sair do cercado, leve-o imediatamente ao "banheiro" e elogie-o quando ele tiver feito as necessidades. Leve-o lá após as refeições, após acordar, após ter brincado e a cada hora durante o dia, se ele estiver brincando fora do cercado.

Um cercado é uma ferramenta maravilhosa, mas tome cuidado para não abusar de seu uso. No geral, o melhor é não prender nenhum cachorro por mais do que algumas horas seguidas. Os cães também precisam esticar as pernas! Se você trabalha em período integral, pode ser necessário achar alguém que possa ir a sua casa e soltar seu cachorro no meio do dia para fazer as necessidades.

Filhotes com menos de seis semanas de idade não têm sistemas digestivos totalmente desenvolvidos e devem sempre ter acesso a um local em que possam fazer as necessidades. Já para os filhotes entre dois e oito meses, uma boa regra é mantê-lo preso por um número de horas igual ao número de meses que ele tem. Isso significa que dá para esperar que um filhote de três meses fique no cercado por três horas sem "ir ao banheiro". Se ficar mais do que isso, ele não será capaz, fisicamente, de segurar, e esperar que eles consigam é, além de cruel, ruim para o adestramento, já que um cachorro que é repetidamente forçado a sujar sua cama vai demorar muito mais tempo para aprender a fazer as necessidades no local certo (sua necessidade natural de ser limpo vai diminuindo).

Já que o cercado basicamente não passa de uma ferramenta para o adestramento, ele deixa de ser necessário quando confiamos em deixar o cachorro solto pela casa. No entanto, ter um cachorro que se sinta confortável com um cercado traz outros benefícios. Um cão treinado a ficar no cercado torna viagens mais fáceis e é mais bem recebido em hotéis. Um cercado lhe dá um local seguro para manter o cachorro se tiver visitantes que não se dêem bem com eles. Caso tenha vários cães, alimentar cada um em seu cercado pode eliminar as brigas por comida.

Escolhendo um cercado

Para ser eficaz, um cercado deve ser grande o bastante para que o cão consiga ficar de pé, virar e deitar confortavelmente - nada maior do que isso. Se você tem um filhotinho que um dia se tornará um cachorro grande, peça emprestado um cercado enquanto seu animal ainda é jovem ou bloqueie uma parte do cercado grande com papelão.



---