Jornais e superfícies vendidas em lojas


O instinto mais importante a favor dos donos de cachorros é o desejo natural que os cães têm de fazer as necessidades o mais longe possível do local principal em que vivem. Ao ensinar um cão a fazer as necessidades em um espaço específico dentro da casa, restrinja-o a uma área determinada e coloque jornais ou essas superfícies vendidas em lojas de animais o mais distante possível da comida e da caminha dele. Outra opção é cobrir a área inteira com jornal e, assim que o filhote perceber que o jornal é o substrato "correto", gradualmente reduzir a área coberta.

Muitos fabricantes de superfícies sanitizantes de filhotes alegam que seus produtos possuem odores especiais que naturalmente atraem os animais a usá-los. É possível conseguir o mesmo efeito colocando uma toalha de papel ou pedaço de jornal com urina sobre o local onde deseja que seu filhote faça as necessidades. Esses odores dizem ao cãozinho que aquele é um bom lugar para fazer as necessidades. Seguindo o mesmo raciocínio, também recomendamos eliminar ao máximo os odores nos locais nos quais você não quer que ele faça as necessidades. Se o filhotinho errar o lugar, limpe a área o mais rápido possível com um produto que contenha enzimas. Evite produtos cujo ingrediente principal é a amônia, já que o odor pode ser semelhante ao de urina.

Da mesma forma que adestramos os cães para fazer as necessidades fora de casa, leve o filhote para o "banheiro" após ele ter comido, após ele ter acordado e periodicamente, durante o dia. Observe-o atentamente em busca de sinais de que ele está "apertado", como quando começa a cheirar tudo ou a andar em círculos, e leve-o ao local certo. E nunca se esqueça de elogiá-lo e/ou presenteá-lo se ele usar o local certo.



Ensinar a usar a caixa de areia

Os gatos escolhem seu "banheiro" baseando-se principalmente no substrato. Eles são muito exigentes quanto a isso, já que gostam de enterrar seus excrementos, o que dá a seus donos uma vantagem enorme sobre os donos de cachorro quando o assunto é ensinar a fazer as necessidades no local certo. Tudo o que os donos de gatos têm de fazer é criar uma área que ofereça uma substância mais desejável do que qualquer outra área, e então ensinar o gato a encontrar esse local. A maioria dos gatos prefere usar contêineres ou bandejas de plástico vendidas em lojas, e é assim que eles aprendem a fazer as necessidades no local certo "naturalmente". Normalmente, o objetivo desse adestramento é ensinar o gato a encontrar a caixa de areia, e não como usá-la.

Ao trazer um novo gato adulto ou filhote para casa, confine-o em um espaço ou cômodo pequeno com a caixa de areia. Uma dica é colocá-lo na caixa e fazer movimentos suaves para arranhar o solo com a patinha dele, mas isso não costuma ser necessário. Após alguns dias, se ele estiver usando a caixa, dá para ir aumentando, de maneira gradativa, o número de cômodos aos quais ele pode ir, sem se esquecer de deixar acesso livre à área da caixa de areia.

Uma boa regra é deixar uma ou duas caixas de areia para cada gato que tiver em casa.

E se a casa for muito grande ou tiver vários andares, talvez seja necessário arranjar vários banheiros para os gatinhos.

Quando as pessoas têm problemas para ensinar os gatos a fazerem as necessidades no local correto, normalmente é porque não estão limpando a caixa de areia o bastante ou porque o gato encontrou um substrato novo do qual gosta ainda mais. Alguns gatos gostam de usar a terra ao redor de plantas, ao passo que outros desenvolvem um gosto por tapetes ou lençóis de plástico. A maneira mais fácil de eliminar tais problemas é vedar o acesso do gato a essas áreas problemáticas. Algumas vezes, isso é tão fácil quanto adicionar pedras decorativas à base da planta. Mas se não for possível eliminar a área inapropriada, tente colocar a comida ou a caminha do gato nesse local, alterando o contexto.

Mas ensinar um cachorro a usar uma caixa dessas é bem complicado. Há contêineres ou bandejas de sanitização para cães que podem ser compradas em lojas, mas como os cachorros não têm o desejo natural de enterrar seus excrementos ou de procurar uma superfície desse tipo, é necessário adestrá-los, da mesma maneira que precisam aprender a usar qualquer outro tipo de substrato.

Os fabricantes de caixas para cães sugerem que você mantenha o filhote em um grande cercado, com a cama de um lado e a caixa do outro, para encorajá-lo a usar a caixa. Isso contraria a idéia básica do treinamento do cercado, mas, nesse caso, o cercado funciona mais como um cômodo bem pequeno. Usar um cercado de metal bem grande pode ajudar o cachorro a se sentir confortável usando a caixa.


Criando na mão

Ao criar um filhote de cachorro ou de gato órfão, é possível simular a ação da língua da mãe limpando suavemente os genitais do filhote com um paninho morno e úmido. Isso irá permitir que ele faça suas necessidades. Se não fizer isso, o bebê sofrerá conseqüências graves, pois não conseguirá liberar seus excrementos.



---

Nenhum comentário:

Postar um comentário