Afghan Hound

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Afghan Hound

Grupo:
10 - Lébreis (Galgos) Seção: 1 - Lébreis de pêlo longo e franjado
Nome de Origem
: Afghan Hound
País de origem:
Afeganistão
Registro FCI
: 228
Grau de Atividade
: Alto
Funções
: Companhia


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 68 a 74 cm.
Peso: De 23kg a 25kg.
Pêlo: longa e de textura muito fina na região das costelas, nos membros e nos flancos. Nos cães maduros, o pêlo é curto e denso ao longo de toda a linha superior.
Cores: Suas cores mais comuns são fulvo, negro, tricolor, preto com marrom, creme.


Essa raça originalmente exercia a função de caçador de lobos, raposas e gazelas. Após a chegada da raça à Europa e às Américas, foi utilizado unicamente como cão de luxo, graças à sua extraordinária beleza.

Suas origens são controvérsias, sempre se achou que a raça datava da era pré-cristã, porém, descobertas recentes por pesquisadores estudando DNAs antigos revelaram que o Afghan Hound é uma das mais antigas raças que se têm notícia.

São animais corajoso, doces e sensíveis que, gostam de dar loucas corridas eventualmente, por isso é melhor que seja criado em lugares espaçosos, não sendo recomendável, portanto, que se crie esses animais em apartamentos. É uma raça desconfiada com estranhos, porém, não demonstram hostilidade. Não é adequado para guarda, e deve ser treinado de forma gentil, com boas maneiras. É o ultimo colocado no ranking de inteligência canina de Stanley Coren. Isso, no entanto, não quer dizer que não possam aprender comandos, porém exemplares desta raça não fazem a menor questão de obedecer a comandos, exigindo desta forma muita paciência e educá-lo desde filhote.

É um animal atlético, e por isso é recomendável que tenha longos passeios freqüentes. Sua pelagem necessita de cuidados especiais, como escovações freqüentes com profissionais e de banhos mensais.

Os problemas de saúde mais comum nesta raça são: displasia coxofemural, cataratas, além da sua alta sensibilidade a drogas, devendo ter uma atenção a anestesias em geral. É recomendado que medicamentos contra pulgas e pós-anti-carrapatos não sejam usados sem autorização do veterinário, devido sua alta sensibilidade.


---