Airedale terrier

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Airedale terrier Inglês

Grupo:
3 – Terriers; seção 1 - Terriers de grande e médio portes
Nome de Origem
: Airedale terrier
País de origem:
Grã-Bretanha
Registro FCI
: 7
Grau de Atividade
: Alto
Funções
: Companhia e caça


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 56 a 61 cm.
Peso: De 20kg a 23kg .
Pêlo: Duro, denso e de arame, não tão longo a ponto de parecer esfarrapado. Deitado reto e fechado, cobrindo o corpo e as pernas; O pêlo de cobertura é duro, de arame e rígido; o subpêlo é mais curto e mais macio. Os pêlos mais duros são encaracolados ou apenas ligeiramente ondulados.
Cores: A parte superior do tronco é preta ou grisalha, assim como, o topo do pescoço e o topo da superfície da cauda. Todas as outras partes são marrons.


A origem da raça é repleta de mistérios, mas acredita-se que o Airedale tenha sido desenvolvido pelos ingleses do vale do rio Aire, século XIX, para a caça de grandes animais aquáticos, especialmente a lontra. Precisavam de um cão forte, ágil, com faro apurado e excelente nadador. Para chegar ao padrão atual da raça, cruzaram diversas raças existentes na época como o English Black-and-Tan Terrier (atualmente extinto) e o Otterhound. Supostas teorias, acreditam que foram utilizadas ainda, as raças Bull Terrier e Border Collie.

No passado, foi um caçador multifuncional, capaz inclusive de apontar a presa e recuperá-la após ter sido abatida pelos caçadores. Graças à sua resistência física e capacidade de aprendizado, foi uma das primeiras raças a serem utilizadas pelas polícias da Inglaterra e Alemanha.

São animais muito equilibrados, dóceis e bastante ativos. Estão sempre dispostos para qualquer atividade e podem acompanhar seus donos em qualquer situação. São ótimos animais de companhia e adoram crianças, podendo encarar mesmo as brincadeiras mais pesadas sem nenhum traço de agressividade, porém, por conta de seu porte, as brincadeiras devem ser sempre supervisionadas.Seu porte e agilidade, aliados à sua valentia fizeram da raça bons cães de guarda, apesar da docilidade com seus próprios donos e diferentemente dos outros terriers, não costumam latir à toa, nem compulsivamente.

A raça pode conviver bem com outros cães e animais, no entanto, o bom convívio dependerá em grande parte do trabalho de socialização feito pelo dono. O Airedale, pode ser criado em apartamentos, desde que possa ser levado a passeios freqüentes. A raça, ocupa a 29ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren.

Sua pelagem necessita de escovação freqüente, para retirada de pêlos mortos e tosas bimestrais para facilitar sua manutenção. Ao termino do banho, o Airedale deve ser muito bem seco. Recomendá-se um cuidado especial com as orelhas, secando-as bem para que se evite problemas como a otite.

Banhos freqüentes não são recomendáveis a esta raça!


---