Akita Americano

INFORMAÇÕES DA RAÇA
Nome:
Akita Americano

Grupo:
5 - Spitz e cães do tipo primitivo; Seção 5 - Spitz Asiáticos e raças assemelhadas
Nome de Origem
: American Akita
País de origem:
Japão(desenvolvido: EUA)
Registro FCI
: 344
Grau de Atividade
: Moderado
Funções
: Companhia e guarda


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Altura: De 61 a 71cm.
Peso: De 30 a 45kg.
Pêlo: Duplo. Subpêlo grosso, macio, denso e mais curto que o pêlo externo que é reto, rígido e ligeiramente afastado do corpo. A cauda possui pelagem mais longa e abundante.
Cores: Fulvo, branco, malhado ou tigrado. As cores são brilhantes e claras e as manchas são bem balanceadas com ou sem máscara ou faixa branca.


O Akita Americano, conhecido também como:Grande Cão Japonês, possui sua origem interligada ao Akita Inu. Na verdade ambas as raças no passado era uma só. A função original de ambas era de rinha, esporte muito popular no Japão desde a idade média. A conquista da América pelos Akitas começou mesmo após a II Guerra Mundial, quando muitos cães, na sua grande maioria mestiços com Pastor Alemão, foram levados para os Estados Unidos que começou a promover a raça como cão de guarda. Os Akitas nos Estados Unidos, devido as misturas com os cães pastor alemão tornaram-se muito diferentes do padrão japonês.

O American akita é um cão de guarda por excelência, é mais forte e robusto do que o Akita Japonês, todavia é igualmente silencioso. É um animal extremamente tranqüilo e carinhoso quando em companhia de seus donos. Para treinar o Akita americano, o dono deve ser muito paciente e carinhoso, pois caso contrário ele se recusará a obedecer os comandos, todavia, no geral são animais bastante obedientes.

Como a maioria dos cães de origem japonesa, é bastante reservado e, de maneira geral, evitam estranhos. Não é do tipo que faz amizades com qualquer um, todavia é um animal muito amável e fiel ao seu dono.

Pode conviver bem com crianças desde que elas não o perturbem e que tenham sido criados juntos. Não se recomenda, de maneira alguma, que crianças pequenas sejam deixadas com qualquer cão sem supervisão. O relacionamento desta raça com outros cães não é muito boa, uma vez que possui o instinto de liderança. Todavia se os outros cães aceitarem essa sua personalidade de “mandão”, podem manter uma boa convivência.

Sua pelagem necessita de escovações diárias para a retirada de pêlos mortos. Essa raça pode estar sujeita a algumas doenças hereditárias como:Displasia de Cotovelo,

Entrópio, Epilepsia,Atrofia Progressiva da Retina e Problemas de pele, problemas que podem ser facilmente evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

---